Como deixar o seu site mais competitivo em 6 passos

Olá,

O processo de desenvolvimento de sites é uma área gigante e cheia de técnicas e práticas que ajudam a garantir bons resultados para um site como um todo. E, diante da complexidade da criação de um site, muitas pessoas têm dificuldades em saber qual caminho escolher no momento em que vai contratar um desenvolvedor de sites. Mas nós, da FBSOLUTIONS, iremos te ajudar a entender alguns elementos essências que você deverá levar em consideração na hora de criar seu site.

Confira:

1 – DEIXE SEU SITE MAIS LEVE E RÁPIDO

Existem diversas técnicas que ajudam a melhorar a performance de um site. Manter conteúdo estático em cache, otimizar a página para os browsers, manter o código limpo, reduzir excessos de mídias é um dos principais que você deve observar. Tudo é válido e existem muitas opções que podem ajudar a deixar um website enxuto. É fundamental que o empreendedor coloque esses elementos como prioridades durante o processo de desenvolvimento.

2 – HTML5

Depois que alguns anos, não restam dúvidas sobre os benefícios do HTML5. Os atributos e novos elementos trouxeram muitas facilidades, entre elas está o fato de que a sua estrutura é muito bem reconhecida por motores de busca, principalmente o tão conhecido Google. Isso porque o Google costuma dá bastante importância a tudo que é mais semântico na internet.

3 – SEPARE INFORMAÇÃO COM MENUS E SUBMENUS

Menus bem estruturados fazem parte de uma boa navegação, o que é essencial para manter o visitante de um site satisfeito com a experiência e que faça-o voltar outras vezes. É preciso separar as informações de uma página de forma hierárquica, de algum termo mais geral para outro mais específico. Em alguns sites podemos observar inúmeras páginas por aí que acabam misturando tudo e bagunçando as coisas. No mobile, por exemplo, os menus precisam ir direto ao ponto.

4 – IMAGENS E O TEMPO DE CARREGAMENTO DAS PÁGINAS

Tratar imagens não significa colocar diversos efeitos em programas gráficos, como o Photoshop. A ideia aqui é trabalhar em fotos que atendam às necessidades do projeto. Se puder abrir mão de imagens pesadas, não pense duas vezes. Mas em alguns casos, como para projetos touch ou otimizados para telas de alta resolução talvez esse não seja o caminho. O tipo do projeto também influencia.

5 – CORES FORTES ESTÃO PERMITIDAS. MAS É PRECISO CONHECER AS COMBINAÇÕES E ATENDER AOS OBJETIVOS DO PROJETO. SE NÃO TIVER CERTEZA, FIQUE NA LINHA DO CLEAN. O RISCO DE ERRAR É MENOR

Fazer a escolha da combinação de cores pode ser uma tarefa cheia de indecisões, até para pessoas que já estão habituadas na área de criação de sites. Na dúvida, há especialistas que acreditam que o azul é uma cor de sucesso na internet. Mas antes de sair espalhando a cor pelo layout, o ideal é escolher uma paleta que combine com o projeto.

6 – A NAVEGAÇÃO DEVE SEGUIR UMA ORDEM LÓGICA. O CSS TORNA UMA PÁGINA MAIS ACESSÍVEL, ALÉM DE XHTML E FERRAMENTAS DE VALIDAÇÃO

Conhecer o caminho que o usuário faz pelas páginas de um site faz parte de estudos para desenvolvimento de um site de uma agência séria. Alguns recursos podem ser usados nesse sentido para que você organize as informações e elementos visuais de um site de acordo com a navegação.

Precisa de um site para seu negócio?

Fernando Bueno

Fernando Bueno

Consultor em FB Solutions
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando em diversos mercados desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
Fernando Bueno

Últimos posts por Fernando Bueno (exibir todos)

Pode te interessar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *