Como fazer a escolha da plataforma certa para sua loja virtual

Ao pensar em uma loja virtual, a escolha da plataforma precisa ser uma das prioridades. Vale lembrar que existem vários tipos de sistemas para a criação das lojas virtuais como plataformas alugadas, proprietárias e open source.

Por isso, é preciso estudar bem as opções do mercado, entendendo qual é a ideal para o seu modelo de negócio.

Para te ajudar, separamos alguns critérios que você deve considerar antes de optar por alguma plataforma:

Permitir a customização do layout

Antes de escolher a plataforma para desenvolver a sua loja, certifique-se de que ela permitirá que você opte pelo layout que tem tudo a ver com a sua marca, com a sua identidade visual e, principalmente, que esteja de acordo com as expectativas e comportamento do seu público consumidor. Dessa forma, evite lojas que ofereçam templates engessados, dando preferência a plataformas mais flexíveis para layouts customizados.

Integração com diversas formas de entrega

Para que a sua loja virtual tenha sucesso é preciso que você ofereça vários tipos de entrega para os seus consumidores. Por isso, a plataforma precisa ter integração com o sistema de entrega dos Correios, considerando que ainda seja a melhor opção para entregar em todo o país. Também é interessante que o sistema permita a definição de regras de entrega personalizadas para o seu tipo de negócio, caso seja necessário.

Oferecer várias opções de pagamento

Além de considerar as formas de entrega, para escolher a plataforma ideal você deve se preocupar também com os meios de pagamento. É essencial que a ferramenta seja integrada a intermediadores de pagamento, a bancos para emissão de boleto bancário e permita, por exemplo, o depósito ou a transferência.
Quanto mais opções de pagamento forem oferecidas aos consumidores, menor a chance de eles desistirem de uma compra.

Deve ser fácil administrar os seus pedidos

A forma de gerenciar os pedidos da sua loja virtual também deve ser um fator decisivo na hora de escolher a plataforma certa. Busque um sistema que permita uma visualização geral de todas as informações de forma integrada, em um só lugar e sem complicações.
Além disso, é importante que a plataforma permita que você ajuste preços, mude o status dos pedidos manualmente, redefina os prazosde entrega, ofereça descontos, entre outras ações essenciais para o comércio eletrônico.

Flexibilidade no cadastro de produtos

Uma boa plataforma lhe dará opções flexíveis para cadastrar os produtos de sua loja, por isso, analise este ponto com cuidado antes de escolher a melhor ferramenta. Dependendo do nicho em que você atuar, você deve ter a opção de inserir tabela de medidas, por exemplo, assim como variações de cor, tamanho, entre outras.

Se você tiver todos os produtos cadastrados em uma planilha ou em um sistema ERP, a plataforma deve permitir que você importe-os, sem precisar recadastrar um por um.

Outra funcionalidade importante na hora de pensar o cadastro dos produtos é a alteração de preços de acordo com especificidades, como por exemplo atacado e varejo, quantidade mínima, promoções, etc.

Disponibilidade e eficiência no suporte técnico

Na hora de escolher a plataforma para a sua loja virtual você não deve se prender somente às funcionalidades. Busque mais informações sobre o suporte técnico, a disponibilidade da empresa em lhe ajudar nos aspectos técnicos de configuração, esclarecimento de dúvidas e solução de eventuais problemas.

Além disso, a política de suporte deve ser clara e bem definida no momento de contratação da plataforma.

Considere também os custos

Qual será o valor para iniciar o projeto de desenvolvimento da sua loja online? Existe alguma mensalidade para manutenção e suporte? Essas e outras perguntas também devem ser respondidas na hora de escolher a plataforma para sua loja virtual. Escolher uma empresa que esteja dentro do seu orçamento será a melhor opção para evitar dores de cabeça.

Ainda não tem uma loja virtual?

Então entre em contato e tire suas dúvidas...

Fernando Bueno

Fernando Bueno

Consultor em FB Solutions
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando em diversos mercados desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
Fernando Bueno

Últimos posts por Fernando Bueno (exibir todos)

Pode te interessar