12 Exemplos de Dashboard Financeiro para ir além da visualização6 minutos de leitura

O painel financeiro é uma coleção e representação visual das principais métricas financeiras e KPIs necessários para monitorar a saúde financeira de seu negócio. E por isso, abaixo vamos mostrar 12 Exemplos de Dashboard Financeiro para ir além da visualização.

Eles são úteis para CFOs, VPs, gerentes financeiros que precisam monitorar regularmente o desempenho financeiro de sua empresa.

Os painéis financeiros coletam, consolidam, analisam e relatam automaticamente pontos de dados financeiros de vários sistemas e processos. Portanto, ele fornece um único ponto de controle para sua equipe financeira e os ajuda a tomar melhores decisões.

Eles facilitam o aproveitamento de análises financeiras poderosas e a exploração e análise de uma forma unificada dentro do próprio painel. 
Primeiro, o painel combina várias fontes de dados para fornecer uma imagem financeira completa e precisa. Em seguida, permite que as equipes de finanças e contabilidade explorem esses dados unificados em tempo real em qualquer direção, diretamente de dentro do painel.
Isso não apenas simplifica os relatórios financeiros, mas coloca o poder da análise de dados sofisticada para previsão, orçamento e planejamento avançados diretamente nas mãos dos analistas financeiros. Dessa forma, eles gastam mais tempo identificando maneiras de reduzir custos e aumentar a lucratividade e menos tempo preparando dados como fazem com planilhas.

Painéis financeiros para decisões baseadas em dados

Abaixo estão 12 exemplos que demonstram os principais recursos de um painel financeiro moderno. Ferramentas sofisticadas de inteligência de negócios tornam mais fácil para qualquer pessoa criar seus próprios painéis, incluindo métricas populares não incluídas aqui, como Retorno sobre Ativos, Retorno sobre Patrimônio, Índice Dívida / Patrimônio e Índice de Capital de Giro.

1. Painel CFO

Um painel de CFO precisa integrar dados de vários sistemas para fornecer uma imagem completa do desempenho de uma organização. Este exemplo para uma organização de saúde combina dados de registros de pacientes, sistemas financeiros e operacionais para apresentar perfis de custos para médicos e até mesmo permite que um CFO ou sua equipe analise o nível de um paciente individual e os recursos que foram usados ​​para tratar esses pacientes.

2. Painel de relatórios financeiros

Um painel de relatórios financeiros oferece uma visualização de alto nível dos KPI s, como receita por divisão e receita versus margem operacional ao longo do tempo. Esse painel deve ser facilmente personalizável e também permitir a análise detalhada de variáveis, como o tipo de despesa, para que os gerentes financeiros possam monitorar e gerenciar despesas em tempo real.

3. Painel de avaliação de fluxo de caixa

Este exemplo mostra como um painel aproveita as funções do software de análise financeira para apresentar e permitir a análise da taxa interna de retorno por região em relação a uma TIR desejada, o número de investimentos por tipo e uma tabela detalhada de fluxo de caixa.

4. Painel CAGR

Uma instituição financeira como um banco, fundo mútuo, firma de capital de risco ou corretora projetaria um painel financeiro que mostrasse o AUM (ativos sob gestão) por unidade de negócios ou divisão e o saldo por tipo de investimento. Exibir o CAGR dinâmico (taxa de crescimento anual composta) ao longo de vários períodos de tempo demonstra a função Time Value of Money da plataforma de análise financeira subjacente. Um painel financeiro sofisticado pode até gerar automaticamente uma narrativa com base nas seleções do usuário.

5. Painel de despesas reais vs Previsão

Os profissionais de finanças precisam entender rapidamente como as despesas reais se comparam à previsão para um determinado período de tempo e às tendências ao longo do tempo para cada tipo de despesa. Um painel financeiro moderno e integrado também facilita a análise dos dados e a obtenção de percepções acionáveis.

6. Painel de análise de detalhes de despesas

Um painel financeiro avançado utiliza um mecanismo de análise que permite aos usuários explorar facilmente as relações entre todos os valores em seu modelo de dados, como divisões, tipos de despesas, centros de custo e produtos. Esse tipo de análise ad hoc em qualquer dimensão traz insights poderosos e, com um simples clique, a tabela personalizada criada no painel pode ser exportada para a plataforma de análise financeira para referência futura.

7. Avaliação de opções e painel de gregos

Este poderoso painel financeiro é uma calculadora de preços de opções com recursos completos, com funções como Black e Schole disponíveis nos gráficos. Ao inserir diferentes valores de entrada, os analistas financeiros podem ver rapidamente a relação entre a volatilidade e o preço da opção e obter valores para a opção delta, vega, rho e theta.

8. Painel de análise de margem

Os gerentes de empréstimos em bancos de consumo precisam de painéis interativos que contenham dados da carteira de empréstimos. Este exemplo de painel financeiro permite que eles descubram como diferentes regiões, produtos e agentes de crédito atuam ao longo do tempo e geram o maior impacto sobre a receita e as margens.

9. Painel de Desempenho Ajustado ao Risco

Este painel de desempenho permite que os profissionais financeiros analisem carteiras de empréstimos comerciais e obtenham insights sobre como melhorar o retorno sobre o patrimônio líquido e o retorno sobre os ativos. Gráficos codificados por cores fornecem uma compreensão rápida da utilização e exposição por região, indústria e cliente.

10. Dashboard Analítico de Vendas

Os gerentes de negociação de moedas precisam de um painel financeiro que forneça dados de volume, margem, receita e moeda de negociação. Além disso, eles precisam que todas as medidas-chave possam ser analisadas por segmento de cliente, grupo de produtos, contraparte e moeda.

11. Painel de simulação de lucro

Este exemplo de painel financeiro permite que os analistas avaliem a relação entre o preço por unidade e o lucro total. O analista pode inserir valores para preço, demanda, custo variável por unidade, desvio padrão, elasticidade e custo fixo e, em seguida, executar simulações de 100 a 1.000.000 vezes para produzir uma visualização que eles possam aprofundar e explorar mais.

12. Painel de análise do ponto de equilíbrio

A análise do ponto de equilíbrio ajuda a empresa a tomar decisões de investimento e definir preços. Usando este painel, os analistas podem inserir unidades vendidas, custo fixo, preço por unidade e custo variável por unidade para produzir um gráfico que mapeia a relação entre lucro total e vendas totais.
 São inúmeras possibilidades, você pode fazer o que quiser em se tratando de BI. Pode extrair dados de todas as áreas da sua empresa e ter visualizações cada vez mais ricas e decisivas.
Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

Siga-me no Linked In
Fernando Bueno
Siga na rede