Cadastro de Centro de Custo no Protheus2 minutos de leitura

Olá Pessoal!

Hoje vocês vão aprender o que é e como cadastrar centro de Custos no Protheus.

O QUE É CENTRO DE CUSTO?

Centro de custos são unidades dentro de uma organização e geralmente são projetos ou departamentos de uma empresa. É uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para uma melhor análise de partes do negócio.

A Contabilidade Gerencial nos permite controlar até 3 níveis de custos, sendo estes pré-configurados de acordo com a necessidade da empresa.

* OBS: O nível 1, não relacionado na tabela, refere-se à Conta Contábil.

*IMPORTANTE:  Somente no SIGACTB (Contabilidade Gerencial) e SIGAATF (Ativo Fixo) podemos configurar o nível de custos desejado, nos demais módulos o Sistema não permite Cadastrar Item contábil e nem Classe de Valor.

PROCEDIMENTOS 

Para cadastrar custos (somente nos módulos SIGACTB e SIGAATF):

1- Acesse a rotina Centro de Custos.

É exibida a janela Cadastro de Custos com as opções para a escolha do nível de custo a ser cadastrado:

  • C. custos
  • Item Contab.;
  • Cod. Cl. Valor;

2- Selecione a opção desejada.

E apresenta a tela para manutenção.

3- Na janela de manutenção, tecle [F12] para configuração dos parâmetros envolvidos da rotina.

4- Configure-os conforme orientação do help de campo.

5- *IMPORTANTE: Quando esse cadastro é acessado pelos módulos de Recursos Humanos, são apresentados campos referentes a tomadores de serviço, utilizados para apuração de SEFIP* e GPS* e estão detalhados no tópico Tomadores de serviço, em Conhecimento Específico dessa rotina.

6- Observe o parâmetro:

7- Cadastro em Árvore?

  1. (A apresentação do Centro de Custo/Item Contábil/Classe de Valor em estrutura de árvore é utilizada para facilitar a pesquisa e organização de dados.)*Cadastro em Árvore
    • Não– Utiliza o formato de manutenção padrão, não estruturado em árvore.
    • Sim– Torna padrão a estrutura em árvore para manutenção dos dados, a partir do próximo acesso ao cadastro.
    • Perguntar– A cada acesso ao cadastro, é exibida uma pergunta sobre o uso da estrutura em árvore, para manutenção dos dados.6.Em seguida, clique em Incluir e preencha os dados conforme orientação do help de campo.7.Confira os dados e confirme.*DicaSe a nomenclatura de Centro de Custos foi alterada na opção Configuração de Custos, a tela exibida acima pode estar diferente.

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

Siga-me no Linked In
Fernando Bueno
Siga na rede