Evento Comprovante de Entrega da NF-e

Publicada NT 2021.001 v.1.00

Foi publicada a Nota Técnica 2021.001 v. 1.00, que divulga a especificação técnica do evento “Comprovante de entrega na NF-e”.

Entenda o que mudou:

Atualmente a comprovação de entrega da mercadoria ao destinatário pelas empresas e transportadoras é feita através do uso do tradicional “Canhoto da Nota Fiscal”, e para auxiliar a instrução dos processos administrativos, judiciais, e financeiros que envolvem a relação entre emissor e destinatário da NF-e, ou transportador, está sendo implantado o “Comprovante de Entrega da NF-e”.

Se você tem um aplicativo que controla suas entregas, você pode integrar a ferramenta com este novo evento.

O Comprovante de entrega da NF-e consiste na comprovação de entrega/recebimento de mercadorias, a partir da captura de imagens e registros de eventos nos documentos fiscais eletrônicos utilizados pelas empresas emitentes de NF-e.

Esta NT institui uma infraestrutura digital de comprovação de entrega/recebimento de mercadorias, estabelecendo dois novos eventos na NF-e: Evento Comprovante de Entrega da NF-e e Evento de Cancelamento do Comprovante de entrega da NF-e.

Portanto, para a NF-e, quando a entrega não estiver relacionada com um Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), criam-se os eventos abaixo a serem gerados pela empresa emitente da NF-e:

  • Comprovante de Entrega da NF-e (tpEvento=110130);
  • Cancelamento do Comprovante de Entrega da NF-e (tpEvento=110131).

A NT em questão, tem como prazo de implantação, as seguintes datas:

  • Implantação em teste: Até 01/06/2021
  • Implantação em produção: Até 22/06/2021

De acordo com o documento ainda, sobre o prazo de implantação em homologação, fica estabelecido que:

A implementação prevista nesta NT é facultativa, portanto, as empresas interessadas nesse assunto podem praticar os prazos que julgarem conveniente em relação a implantação em homologação e a posterior implantação em produção.

Leia Nota Técnica na Íntegra https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/informe.aspx?ehCTG=false&Informe=vKAodF+w0bE=

Até o momento não encontramos ocorrências para a NF-e no Protheus referente a esta NT

Aqui é o link de como o TMS vai tratar esta questão: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360034642333-MP-TMS-Comprovante-de-Entrega-Eletr%C3%B4nico

 

 

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

Siga-me no Linked In
Fernando Bueno
Siga na rede