Posição de Clientes no Protheus2 minutos de leitura

Neste artigo vamos mostrar como utilizar a função de Posição de Clientes no Protheus. Esta funcionalidade propicia um controle mais gerencial de análise dos Clientes em relação ao histórico financeiro e todas a movimentações de venda realizadas em determinado período.

Os dados são bem detalhados, com base no Cadastro de Clientes e nas movimentações dos módulos:

  • Faturamento (pedido de venda e emissão da nota fiscal de saída),
  • Financeiro (títulos em aberto, títulos baixados, etc) e
  • Call Center (Telecobrança).

1 – Antes de tudo, você deve acessar o menu Clientes, seja através do módulo Financeiro ou seja através do módulo de Faturamento.

⚠️ Antes de continuar, só um aviso: Caso você esteja com algum problema em seu ERP, na empresa que você trabalha, está sem braços para atender toda a demanda, conheça um pouco do nosso trabalho... Acredito que a FBS pode te ajudar de alguma forma

2 – Visualizar/Alterar o cliente que deseja obter informações

3 – Quando estiver dentro do cadastro do cliente escolhido, ir em Outras Ações > Posição

4 – VocÊ verá uma tela com informações variadas, desde Limite de Crédito até Primeira Compra e Última Compra. Veja que o primeiro botão a ser clicado aqui no exemplo será o Títulos em aberto. Nos próximos passos deste tutorial iremos indicar qual botão está sendo clicado.

Quando o botão Tit. Aberto é clicado, você verá todos os títulos em aberto deste cliente, de acordo com as legendas.

5 – Botão Títulos Baixados. Aqui você verá todos os títulos a receber já pagos do cliente selecionado, com o respectivo valor pago sobre o título.

6 – Botão Pedidos. É uma forma rápida de visualizar todos os pedidos de um cliente específico. Basta selecionar um pedido na tela e clicar no botão Visualizar na direita da tela.

7 – Botão Faturamento. Forma rápida também de ver todas as Notas Fiscais faturadas para este cliente.

8 – Botão Referências. Nesta tela você terá informações importantes de referências comerciais do cliente.

9 – Botão Histórico de cobranças. Neste botão você verá todo o histórico de cobrança registrado. Mas para que você tenha tais referências, é necessário que você utilize o módulo de Call Center (SIGATMK).

Espero ter ajudado.

Fernando Bueno
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Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

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