Utilizando o PAMCARD no TMS Protheus

Olá pessoal, tudo certo?

Vamos aprender como é fazer todo o processo de uma viagem e um contrato de carreteiro no Protheus, utilizando o PAMCARD como nossa operadora de frota.

Você aprenderá como:

  • Vincular o PAMCARD na viagem;
  • Gerar o contrato na PAMCARD;
  • Liberar valor de adiantamento;
  • Pagar valor do frete, pela PAMCARD;

 

Observações Iniciais:

Antes de iniciar a criação de uma viagem com a PAMCARD, todos os cadastros (Motoristas, Fornecedores, Veículos, Rotas e Operadoras de frotas) já devem estar parametrizados tanto no Protheus, quanto no portal da PAMCARD.

As explicações a seguir, serão passadas com a premissa de que você já saiba criar uma nova viagem no Protheus e realizar seus devidos apontamentos até o encerramento.

1. Incluindo Viagem

  1. Acesse o menu para incluir viagem modelo 2
  2. Na tela da viagem, clique no botão “incluir”, informe a rota e os CT-es dessa viagem e vai em “Complemento de viagem”.
  3. Na tela de complemento, na aba “Operadoras de Frota”, informe o código da operadora PAMCARD.

4. Em sequência, informe o veículo, motorista e os valores de frete, pedágio e                                                   adiantamentos que irão compor essa viagem.

5. Confirme o complemento e a inclusão para gerar a viagem com o vínculo com a                                             PAMCARD.

2. Gerando contrato na PAMCARD.

  1. Com a viagem já criada com o status “Em aberto”, realize o fechamento dessa viagem, indicando que a mesma não sofrerá mais alterações.
  2. No momento do fechamento, o Protheus irá se comunicar com a PAMCARD, enviando todos os dados de sua viagem e armazenando o número do contrato gerado na PAMCARD no campo “Id.Ope.Vge”.

 

3. Liberando valor de adiantamento da viagem, na PAMCARD.

  1.  Com a viagem com status “Fechada” e o contrato já criado na PAMCARD, vamos fazer o apontamento de saída do veículo.
  2.  Ao confirmar a saída o Protheus novamente se comunica com a operadora, verifica se tem adiantamentos, e caso tenha, libera esse valor para o cartão do motorista.

3.  Caso estorne o apontamento de saída, o valor de adiantamento na PAMCARD, ficará com                         o status de “bloqueado”.

 

4. Criando contrato de carreteiro e encerrando a viagem.

  1.  Após apontar a saída de viagem, você já pode gerar o contrato de carreteiro para esse motorista. No momento da criação desse contrato, não é alterado nada lá na PAMCARD e esse contrato será criado com o status “Em aberto”.
  2.  Realize os próximos apontamentos da viagem e de seus Ct-es até deixar ela com o status de “Encerrada”. Com isso, seu contrato de carreteiro, ficará com o status “Liberado para pagamento”.

 

5. Realizando pagamento de frete do motorista, pela PAMCARD.

  1.  Com o contrato de carreteiro com status “Liberado para pagamento”, vá em Outras Ações, Pagto. Saldo, Confirmar. Nesse momento, o Protheus irá se comunicar com a PAMCARD, enviando todo o valor do frete e impostos.

Valor do Frete:

Impostos:

 2. Para finalizar, basta marcar a linha de adiantamento de saldo final, e clicar em “efetivar”

 

Caso queira implantar em sua empresa estiver precisando de uma ajuda, entre em contato conosco.