Como bloquear movimento após fechamento financeiro



Quando é feito o fechamento financeiro, conciliação bancária, é importante que nenhum movimento retroativo seja feito sem a observância do departamento financeiro.

Qualquer inclusão, exclusão, cancelamento deve ser travado para todos os processos que integram com o módulo financeiro.

Existe uma rotina que vou disponibilizar, que você pode colocar em seu menu, e o próprio usuário que fez o fechamento, pode bloquear a movimentação financeira retroativa e assim não atrapalhar o bom andamento das conciliações!

Crie um menu como abaixo com a user function BLQFINA:

Ao abrir, você verá a seguinte tela:

Ao clicar em OK, o que a rotina faz?

  • O campo de data “Movimentacoes somente a partir de” é gravado no parâmetro MV_DATAFIN
  • O campo “Permite baixas P/R anteriores a data do bloqueio?” é gravado no parâmetro MV_BXDTFIN

Existem 2 parâmetros que são alterados:

MV_DATAFIN: Determina a data em que serão iniciadas as movimentações financeiras

Dica... Se você está precisando aprender rapidamente algum módulo do Protheus, não deixe de conferir os treinamentos disponíveis. Desde cursos mais técnicos para a área de TI, até cursos para pessoas que querem se aperfeiçoar nos processos.

São práticos e bem acessíveis. Confira agora!  ➡️ Super Treinamentos Protheus

MV_BXDTFIN: Determina se as operações de baixas a pagar e a receber considerarão a data definida no parâmetro

Para as operações de inclusão, exclusão e alterações de Contas a Receber e a Pagar (FINA040 e FINA050), o Sistema sempre verifica a data definida no parâmetro MV_DATAFIN. Caso a data da operação seja inferior à data definida no parâmetro, não será permitido reallizar nenhuma destas operações, independente do tipo de documento utilizado (NF, PA, RA, BOL, etc.).

O parâmetro MV_BXDTFIN será considerado nas operações de Baixas a pagar e Baixas a receber, independente do tipo de baixa (Dação, Devolução, Normal, etc.), que envolvem:
Baixas a Receber ((FINA070): baixa, baixa por lote, cancelamento de baixa e exclusão de baixa.
Baixas a Receber Automática (FINA110)
Baixas a Pagar (Fina080): baixa, baixa por lote, cancelamento de baixa e exclusão de baixa.
Baixas a Pagar Automática (FINA090)
Nestas operações, o Sistema verifica a configuração do parâmetro MV_BXDTFIN para determinar se as baixas serão efetuadas, independente do parâmetro MV_DATAFIN.

Segue o código abaixo:

 

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
Fernando Bueno
Siga na rede