Estoque de Segurança – Protheus

Cadastro de produtos (MATA010)

No cadastro de produtos iremos informar, qual será o estoque de segurança ideal para cada produto. Através dessa informação que o Protheus irá nos mostrar com relatórios a quantidade de cada produto, nos permitindo ter um controle melhor de estoque.

 

01º – Entre no cadastro de produtos, selecione o produto desejado e clique em “alterar”. No cadastro, vá na aba “Mrp / Suprimentos” e informe a quantidade mínima no campo “Ponto Pedido” (B1_EMIN) e a quantidade de segurança no campo “Segurança” (B1_ESTSEG).

O campo “Ponto Pedido” (Estoque mínimo) você pode considerar como a quantidade mínima aceitável para aquele produto.

Já o campo “Segurança” você pode considerar como a margem de segurança para chegar ao valor de estoque mínimo.

Exemplo: Eu coloquei o campo “Ponto Pedido” com quantidade 10 e “Segurança” como 15. Se meu estoque atual for 0, o sistema irá me recomendar comprar 26 unidades desse produto para ficarmos com 01 unidade a cima da nossa segurança. 10 + 15 + 1 = 26.

 

Relatório Ponto de Pedido (OFIOR620)

Caminhos: Estoque/Custos (SIGAEST) -> Relatorios -> Saldos -> Ponto de pedido

Emite uma relação com os itens em estoque que atingiram o Ponto de Pedido, sugerindo a quantidade a comprar.

Esse relatório irá mostrar o exemplo que dei a cima. Você pode alterá-lo também, através de seus parâmetros, onde ele funcionará conforme suas necessidades.

Exemplo 01: Considerando quantidade de “Ponto Pedido” e “Segurança”.

Parâmetros:

           

Resultado:

Exemplo 02: Considerando apenas a quantidade de “Ponto Pedido”.

Parâmetros:

           

Resultado:

Nesse exemplo o sistema me recomenda comprar 11 unidades, pois meu estoque está zerado e meu “Ponto Pedido” é 10. Ele desconsidera minha margem de segurança de 15 unidades.

Exemplo 03: Considerando apenas a quantidade de “Segurança”.

Parâmetros:

              

Resultado:

Nesse exemplo o sistema me recomenda comprar 16 unidades, pois meu estoque está zerado e minha margem de segurança é 15. Ele desconsidera meu Ponto Pedido de 10 unidades.

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

Siga-me no Linked In
Fernando Bueno
Siga na rede