Tudo que você precisa saber sobre Power BI

Os dados são a força vital das empresas modernas e estamos gerando mais do que nunca, cada vez mais dados.

Mas acumular montanhas de informações digitais não é muito útil, a menos que as organizações possam entendê-las. E é aí que entra o software de business intelligence.

Já pensou em em implementar uma plataforma para ajudá-lo a obter informações úteis e acionáveis ​​de seus dados?

Neste artigo, voltamos ao básico para descobrir exatamente o que o principal software de BI da Microsoft, Power BI, faz e o que ele pode fazer pelos seus negócios.

O que é o Power BI?

Power BI é o nome coletivo de uma variedade de aplicativos e serviços baseados em nuvem que ajudam as organizações a coletar, gerenciar e analisar dados de várias fontes, por meio de uma interface amigável.

Ferramentas de inteligência de negócios como o Power BI podem ser usadas para vários propósitos.

Principalmente, o Power BI reúne e processa os dados, transformando-os em informações inteligíveis, geralmente usando tabelas e gráficos visualmente atraentes e fáceis de processar. Isso permite que os usuários gerem e compartilhem “prints” claros e úteis do que está acontecendo em seus negócios.

O Power BI se conecta a uma variedade de fontes de dados, de planilhas básicas do Excel a bancos de dados e ERP’s e Softwares de Gestão, baseados na nuvem e no local.

O Power BI é um termo genérico e pode se referir a um aplicativo de área de trabalho do Windows chamado Power BI Desktop, a um serviço SaaS (Software como Serviço) online chamado Power BI Service ou a aplicativos móveis do Power BI disponíveis em telefones e tablets, como dispositivos iOS e Android.

O Power BI se baseia no Microsoft Excel e, como tal, a curva de aprendizado do Excel para o Power BI não é tão íngreme, que qualquer pessoa que usa o Excel pode usar o Power BI, mas o último é muito mais poderoso que o equivalente em planilha.

O que o Power BI faz?

O Microsoft Power BI é usado para executar relatórios e insights de superfície com base nos dados de uma empresa. O Power BI pode se conectar a uma ampla variedade de conjuntos de dados e “organiza” as informações fornecidas, para que possam ser melhor digeridas e entendidas. Os relatórios e recursos visuais gerados a partir desses dados podem ser compartilhados com outros usuários.

O Power BI ajuda os usuários a ver não apenas o que aconteceu no passado e o que está acontecendo no presente, mas também o que pode acontecer no futuro. O Power BI possui recursos de aprendizado de máquina, o que significa que ele pode identificar padrões nos dados e usá-los para fazer previsões informadas e executar cenários “e se”. Essas estimativas permitem que os usuários gerem previsões e se preparem para atender à demanda futura e outras métricas importantes.

Por que as pessoas usam o Power BI?

Para empresas que desejam mais poder de relatório e força analítica do que o oferecido pelo Excel, o Power BI é o próximo nível em inteligência de negócios. Com o Power BI, as empresas podem montar, examinar e visualizar dados de toda a empresa, fornecendo a eles mais informações sobre suas operações e desempenho e permitindo que tomem decisões mais fundamentadas com base em dados reais.

Aqui estão alguns dos principais benefícios do uso do Power BI:

  • As empresas podem inserir grandes quantidades de dados no Power BI que muitas outras plataformas teriam dificuldade em processar
  • Os recursos integrados de aprendizado de máquina podem analisar dados e ajudar os usuários a identificar tendências valiosas e fazer previsões mais fundamentadas
  • As informações podem ser visualizadas usando modelos poderosos para permitir que as empresas compreendam melhor seus dados
  • O Power BI é baseado em nuvem, para que os usuários obtenham recursos de inteligência de ponta e algoritmos poderosos que são atualizados regularmente
  • Poderosos recursos de personalização permitem que os usuários criem painéis para que possam acessar rapidamente os dados de que precisam
  • Os alertas podem ser configurados nos KPIs para manter os usuários atualizados sobre métricas e medições importantes.
  • O Power BI tem uma interface intuitiva que facilita muito a navegação e facilita a navegação, em seguida, planilhas complexas
  • A plataforma se integra a outras ferramentas populares de gerenciamento de negócios como SharePoint , Office 365 e Dynamics 365 , além de outros produtos que não são da Microsoft, como Spark, Hadoop, Google Analytics, SAP, Salesforce e MailChimp
  • Com a segurança dos dados um ponto de discussão massivo para as empresas modernas, o Power BI garante a segurança dos dados, oferecendo controles granulares da acessibilidade interna e externamente

Quem usa o Power BI?

Embora os produtos de inteligência de negócios tendam a ser principalmente da competência de analistas de negócios e cientistas de dados, graças à sua natureza amigável, o Power BI pode ser usado por várias pessoas dentro de uma empresa.

Como você o usa depende de qual é o seu papel. O Power BI pode gerar painéis personalizados, dependendo de quais dados são relevantes e de quais informações você precisa acessar.

É usado principalmente por profissionais de inteligência de negócios, que o utilizam para criar modelos de dados e relatórios que são compartilhados em toda a organização. Porém, nem todas as empresas têm a escala ou a necessidade de oferecer suporte a um especialista em dados em tempo integral. Portanto, o Power BI é frequentemente usado como uma ferramenta de autoatendimento por vários ramos da empresa para verificar o progresso e obter informações sobre seus desempenho da equipe.

O Power BI funciona com todos os dados que você solicitar, para que você possa relatar praticamente qualquer coisa. Geralmente, é mais popular entre departamentos como finanças, marketing, vendas, recursos humanos e operações.

Em termos de popularidade do produto, a Microsoft normalmente não libera números de usuários, mas em 2016 o número era de cerca de cinco milhões.

Quais componentes compõem o Power BI?

O produto Power BI é composto por vários aplicativos, cada um com seus próprios recursos e usos. Estes incluem:

  • Power Query: uma ferramenta de conexão de dados que permite transformar, combinar e aprimorar dados de várias fontes
  • Power Pivot: uma ferramenta de modelagem de dados para criar modelos de dados
  • Power View: uma ferramenta de visualização de dados que gera gráficos interativos, gráficos, mapas e outros recursos visuais
  • Power Map: outra ferramenta de visualização para criar imagens 3D imersivas
  • Power Q&A: um mecanismo de perguntas e respostas que permite fazer perguntas sobre seus dados em linguagem simples

Quais versões do Power BI estão disponíveis?

Existem várias versões do Power BI para escolher, dependendo do seu orçamento, das suas necessidades e de como você deseja implantá-lo. Essas versões variam de uso leve a recursos abrangentes, gratuitos a premium, para que os usuários possam selecionar o que melhor atenda aos seus requisitos.

Você pode optar por um aplicativo de área de trabalho do Windows chamado Power BI Desktop, um serviço SaaS (Software como Serviço) on-line chamado serviço de Power BI, um aplicativo móvel do Power BI disponível em telefones e tablets iOS e Android ou uma versão local conhecida como Servidor de Relatório do Power BI. Há também um serviço para desenvolvedores de software.

Aqui está uma rápida visão geral das diferentes versões, antes de detalharmos cada uma delas:

  • Power BI Desktop – Gratuito, destinado a pequenas e médias empresas
    Serviço Power BI
  • Power BI Pro – Licença paga por usuário, necessária para obter acesso a recursos avançados e a capacidade de compartilhar relatórios
  • Power BI Premium – Licenças por escala, destinadas a grandes empresas
  • Power BI Mobile – aplicativo baseado em dispositivo para smartphones e tablets
  • Power BI Embedded – Uma versão em branco do Power BI que os Fornecedores Independentes de Software podem incorporar em seus próprios aplicativos, em vez de criar seus próprios recursos analíticos
  • Servidor de Relatório do Power BI – Uma versão local do aplicativo Power BI Desktop para empresas que precisam manter seus dados e relatórios em seus próprios servidores

O que é o Power BI Desktop?

Também conhecido como Power BI Free, o Power BI Desktop é um aplicativo de desktop gratuito que você pode instalar diretamente no seu próprio computador. O Power BI Desktop trabalha de forma coesa com o serviço Power BI, fornecendo exploração avançada de dados, modelagem e criação de relatórios com visualizações altamente interativas. Você pode salvar seu trabalho em um arquivo e publicar seus dados e relatórios diretamente no site do Power BI para compartilhar com outras pessoas.

O Power BI Free está incluído em todos os Planos do Office 365 e você pode se inscrever no Power BI Free a qualquer momento.

Então, o que você ganha com o Power BI Desktop? Assim como as versões pagas do Power BI, o Desktop permite conectar-se a fontes de dados no Power BI, sem limites ou restrições além da quantidade total de dados que você pode alimentar e o quanto você pode carregar por vez. Os usuários de desktop obtêm 10 GB de armazenamento total na nuvem do Power BI e podem carregar dados de 1 GB por vez.

A área de trabalho limpa e organiza os dados, e você pode criar quantas visualizações quiser. A área de trabalho fornece acesso total à biblioteca de modelos de visualização do Power BI. Você também pode exportar dados e relatórios para o Excel. Usando o Power BI Desktop, você pode atualizar seus relatórios até oito vezes por dia, a cada hora ou meia hora.

O problema do Power BI Desktop é que você não pode compartilhar nada com seus colegas. Você pode publicar relatórios na Web, mas esses relatórios serão tornados públicos, o que não é o ideal quando você lida com dados comerciais proprietários.

O que é o Serviço de Power BI?

O Serviço do Power BI (geralmente conhecido simplesmente como Power BI) é a versão completa do Power BI e está hospedado no Azure , a plataforma de nuvem da Microsoft. Há duas maneiras de licenciar o Serviço do Power BI; Power BI Pro e Power BI Premium.

O que é o Power BI Pro?

O Power BI Pro não é muito diferente do Power BI Desktop. Eles têm as mesmas opções de visualização, os mesmos limites de armazenamento e tamanho de upload de arquivo e a mesma permissão de atualização de relatório. A principal diferença é que, com o Pro, você pode compartilhar seus dados, relatórios e painéis com outras pessoas em particular – desde que eles também tenham uma licença do Power BI Pro.

Existem alguns outros extras que acompanham a licença Pro. Por exemplo, com o Pro, você pode criar áreas de trabalho de aplicativos, onde é possível reunir coleções de painéis e relatórios relacionados e criar pacotes de conteúdo facilmente acessíveis.

O que é o Power BI Premium?

O Power BI Premium é uma maneira alternativa de obter acesso ao Power BI. Em vez de comprar licenças para usuários individuais, como você faria com o Power BI Pro, com Premium, você paga pela quantidade de espaço e capacidade de processamento que deseja distribuir para seus negócios. Existem seis modelos de capacidade, cada um com quantidades variáveis ​​de memória, para que os usuários possam escolher a quantidade necessária para executar sua plataforma do Power BI.

O Premium é destinado a empresas de nível corporativo que geram grandes quantidades de dados e exigem amplo acesso ao aplicativo. Conectar-se ao Premium significa que você obtém uma parte dedicada da capacidade de processar suas cargas de trabalho de BI, com toda a infraestrutura necessária fornecida e suportada pela Microsoft.

Premium não é uma licença como tal. Em vez disso, você está pagando pelo uso exclusivo de uma quantidade predeterminada de poder de computação. Para os usuários que precisam criar e publicar relatórios, compartilhar seus painéis e colaborar com outros usuários nos espaços de trabalho de aplicativos, é necessária uma licença do Power BI, além do Power BI Premium. Para aqueles que precisam apenas acessar e consumir o conteúdo do Power BI, porém, nenhuma licença adicional é necessária. O Power BI Premium cobrirá o uso somente leitura.

Também existem alguns outros recursos exclusivos do Premium, como a capacidade de armazenar ativos de BI no local usando o Power BI Report Server (mais sobre o Report Server posteriormente), até 100 TB de armazenamento de dados e um limite de 50 GB no tamanho do conjunto de dados .

O que é o Power BI Report Server?

O Power BI Report Server é um produto de servidor local fornecido com o Power BI Premium. O Report Server permite que os usuários aproveitem o Power BI no local. Para algumas empresas, o upload de seus dados para a nuvem não é uma opção. Isso pode ocorrer porque existem leis de regulamentação de dados aplicáveis ​​a seu setor específico ou talvez elas não possuam a infraestrutura ou conectividade necessária para poder acessar com segurança as plataformas SaaS.

O Servidor de Relatório do Power BI pode ser implantado atrás de um firewall e é compatível com o Power BI na nuvem, para que as empresas tenham a liberdade de mover uma versão baseada em nuvem do Power BI quando estiverem prontas.

Os pacotes do Report Server tem funcionalidade semelhante ao Power BI Service, embora se concentrem amplamente na geração de relatórios, e há vários recursos importantes exclusivos de seu irmão baseado na nuvem. Os usuários do Report Server devem usar o aplicativo Power BI Desktop e não podem trabalhar em um navegador da web. Eles também não têm acesso a painéis, streaming em tempo real, pacotes de conteúdo, áreas de trabalho de aplicativos, consultas em linguagem natural, a capacidade de analisar dados no Excel, assinaturas de e-mail ou alertas de dados.

Ele também possui um ciclo de atualização mais disperso, com novos recursos e correções lançados no Report Server a cada quatro meses, em vez de uma vez por mês.

O que é o Power BI Embedded?

O Power BI Embedded permite que fornecedores de software independentes e desenvolvedores incorporem a funcionalidade e os recursos do Power BI em seus próprios aplicativos, com base no “uso branco”, conforme o uso. Portanto, em vez de criar seus próprios recursos de relatório, eles podem simplesmente adicionar o Power BI a seus produtos, e o Power BI cuidará de todos os relatórios e análises de dados necessários. Os usuários finais do aplicativo nem saberão que as análises do aplicativo são baseadas no Power BI, ou seja, apenas parecerá parte do aplicativo.

O que é o Power BI Mobile?

O Power BI Mobile é (sem surpresa) o aplicativo móvel nativo do Power BI e está disponível para dispositivos Windows, iOS e Android.

Por meio do aplicativo, os usuários podem obter acesso seguro a painéis e relatórios em tempo real, sejam eles armazenados na nuvem ou no local no SQL Server. Os usuários móveis também podem criar e compartilhar relatórios, enviar consultas em idioma natural e configurar notificações por push para receber alertas de dados pessoais em seus dispositivos.

Quais outros produtos de Business Intelligence a Microsoft oferece?

O Power BI faz parte de um “range” maior dos produtos de BI criados pela Microsoft, que incluem:

Serviços de Dados do Azure

O Azure Data Services permite que os usuários criem aplicativos intuitivos rapidamente com inteligência artificial incorporada, usando uma variedade de ferramentas, tecnologias e opções de implantação.

Servidor de Machine Learning

O Microsoft Machine Learning Server é um serviço flexível para analisar grandes quantidades de dados, criar aplicativos baseados em IA e descobrir insights usando Python e R.

Sistema da plataforma de análise

O Microsoft Analytics Platform System é uma plataforma de dados criada para armazenamento de dados e análise de Big Data. O serviço oferece aos usuários ampla integração de dados, processamento de consulta super rápido, armazenamento escalável e ferramentas de manutenção fáceis de usar por meio do SQL Server Parallel Data Warehouse.

Servidor SQL

O SQL Server é o sistema de gerenciamento de banco de dados relacional da Microsoft. É usado para armazenar e gerenciar dados em grandes quantidades em linhas e colunas, como uma planilha. O SQL Server usa o SQL, uma linguagem padronizada, que organiza e recupera dados conforme solicitado por outros aplicativos. As versões recentes do SQL Server incluem recursos como ajuste de desempenho, análise em tempo real e visualização de dados.

O que é a plataforma Microsoft Power?

O Power BI faz parte do que a Microsoft chamou de Power Platform. Este grupo inclui Power BI, PowerApps e Microsoft Flow.

Desenvolvido pelo Common Data Service for Apps do Dynamics 365, o PowerApps permite que as organizações criem seus próprios aplicativos de negócios responsivos com o clique de um botão. Pesquisas de envolvimento de funcionários, avaliadores de custos, rastreadores de orçamento, listas de tarefas, aplicativos de reserva; tudo isso pode ser criado para a Web e dispositivos móveis, sem a necessidade de conhecimento de codificação ou contribuição dos desenvolvedores.

A interface de arrastar e soltar do PowerApps permite que qualquer pessoa crie e inicie aplicativos profissionais ricamente funcionais sem escrever uma única linha de código. Os aplicativos podem ser facilmente integrados ao Office 365 e Dynamics 365 para reunir e utilizar dados corporativos e ajudar a envolver os clientes.

Como um serviço associado ao PowerApps, o Microsoft Flow usa o mesmo Common Data Service for Apps para ajudar os usuários a criar fluxos de trabalho automatizados que cuidam de tarefas administrativas repetitivas.

Já existem milhares de fluxos de trabalho prontos – sequências digitais que acionam ações predefinidas quando determinadas atividades ocorrem – para os usuários aproveitarem, criando leads de CRM quando alguém tweeta uma palavra ou frase específica ou rastreando emails do Outlook em uma planilha do Excel, para enviar um email para um grupo quando um alerta de dados é acionado em suas análises.

Esses fluxos de trabalho podem ser usados ​​para conectar seus serviços da Microsoft a aplicativos e programas de terceiros, sem a necessidade de integrações personalizadas complexas.

O Power BI está disponível localmente?

O serviço do Power BI não está disponível como um serviço em nuvem interno privado. No entanto, o Power BI Report Server é a solução local para geração de relatórios hoje, com flexibilidade para migrar para a nuvem posteriormente. Ele está incluído no Power BI Premium para que você possa migrar para a nuvem de acordo com seus termos.

O Power BI suporta dispositivos móveis?

Sim. O Power BI possui aplicativos nativos para telefones e tablets Android, dispositivos iOS e dispositivos Windows 10. Faça o download de um dos aplicativos móveis do Power BI em sua respectiva loja:

Informações de mercado do Power BI

De acordo com Datanyze, o Power BI comanda cerca de 12% da participação de mercado em produtos de business intelligence, ficando atrás apenas do Tableau e do FactSet.

Ele é reconhecido como líder no mercado de análise e BI pelo Gartner nos últimos 11 anos consecutivos e é frequentemente apontado como a plataforma com a visão mais completa nos relatórios do Gartner’s Magic Quadrant .

No relatório de 2018 do Gartner’s Magic Quadrant para Plataformas de Análise e Business Intelligence , o Gartner mencionou o crescimento significativo da base de usuários do Power BI no ano passado, atribuindo altos níveis de adoção do cliente ao “roteiro de produtos claros e visionários da Microsoft que inclui conteúdo vertical do setor”.

Os usuários do Power BI mencionaram o custo razoável de licenciamento do produto, a facilidade de uso e o apelo visual, a experiência do cliente e a visão do produto como alguns dos seus pontos fortes.

O Power BI se integra a outros produtos?

O Power BI Pro se integra aos produtos da Microsoft e a plataformas de terceiros, para que os usuários possam extrair dados de onde eles precisarem.

Algumas soluções populares da Microsoft, você pode conectar o Power BI para incluir Exchange, Office 365, Dynamics 365, SharePoint, Excel, Cortana e Teams. Os usuários podem estender a conectividade nativa do Power BI a novas fontes de dados usando Custom Connectors for Power BI ou Microsoft Flow.

Alguns componentes do Power BI podem ser usados ​​diretamente no Excel, trazendo o poder analítico do aplicativo para suas planilhas. A disponibilidade do Power Query, Power Pivot e Power View no Excel significa que os usuários podem mesclar e preparar fontes de dados, criar relatórios e gerar visualizações na interface tradicional do Excel.

O Power BI também pode ser conectado a outros serviços, como Salesforce, GitHub, QuickBooks, ZenDesk, Marketo, Facebook e Google Analytics, com mais conexões sendo adicionadas o tempo todo.

O Power BI pode ser personalizado?

O Power BI é altamente personalizável, com usuários capazes de personalizar painéis e interfaces. Relatórios personalizados também são fáceis de criar.

Espero que você tenha gostado deste conteúdo. Se deseja receber em seu e-mail, conteúdos ricos que ensinam você a gerenciar melhor sua empresa, não deixe de se inscrever em nossa Lista VIP

 

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

Siga-me no Linked In
Fernando Bueno
Siga na rede