O que é o Google Data Studio e quais são seus Benefícios?5 minutos de leitura

O Google Data Studio (GDS) é uma ótima ferramenta gratuita de visualização de dados (observe meu uso da ferramenta de visualização de dados de frase, em oposição à ferramenta de inteligência de negócios aqui) que permite criar painéis interativos e belos relatórios personalizados.

A maioria dos recursos do Google Data Studio  é fácil de usar e permite fácil compartilhamento e programação de relatórios. Usamos o Data Studio para rastrear os principais KPIs do cliente, visualizar tendências e comparar o desempenho de horas extras.

O Data Studio  é basicamente uma versão sobrecarregada do antigo painel do Google Analytics, que é incrivelmente limitado em funcionalidade (12 widgets por painel e só pode se conectar aos dados na visualização específica em que o painel está).

Toda empresa compila relatórios, certo? Mas muitas vezes é um processo demorado; faz sentido encontrar os dados de que você precisa em todas as diferentes plataformas de marketing que você usa e reunir esses dados em uma planilha enorme que você espera. Você provavelmente terá que repetir isso todos os meses, todos os trimestres e todos os anos. Mas aqui é o lugar onde o Google Data Studio entra para salvar o dia – e sua saúde.

Os modelos do Google Data Studio  podem ajudar a transformar a geração de relatórios de uma tarefa longa e tediosa em uma tarefa rápida e fácil – e devemos saber! Compilamos alguns dos motivos pelos quais acreditamos que sua empresa precisa começar a usar o Google Data Studio, com base em nossa experiência pessoal.

Relatórios interativos

Para permitir que você crie painéis dinâmicos e interativos em tempo real, o Data Studio  coleta dados em tempo real do YouTube, Google Ads e Google Analytics. Isso significa que você pode criar seu relatório, enviá-lo para os destinatários que você escolheu e eles podem modificar o intervalo de datas e até adicionar filtros para obter os dados e métricas de que precisam em tempo real (ou passado).

Você pode coletar dados de dezenas de fontes

O Data Studio pode, por padrão, coletar dados do YouTube, Google Ads, Google Analytics e Planilhas Google. Para citar apenas alguns, você também pode usar “conectores” para extrair informações de sites de terceiros, como Facebook, Bing e Mail Chimp. Você pode criar facilmente um relatório com apenas um pouco de trabalho braçal que integra dezenas de fontes diferentes para ajudá-lo a obter informações valiosas sobre suas campanhas de marketing em todos os canais.

Combinação de dados

O novo recurso de combinação de dados é uma atualização recente do Data Studio! Foi um dos recursos mais procurados entre a comunidade do Data Studio e realmente aumenta o poder do Data Studio. Data Blending é a capacidade do Data Studio de ‘misturar’ ou ‘combinar’ várias fontes de dados em um único gráfico ou tabela. Por exemplo, você pode ter várias visualizações para seu site, como visualizações para computadores e somente para dispositivos móveis, no Google Analytics. A combinação de dados permite que você veja esses dados combinados em um único gráfico para que ambos os conjuntos de dados possam ser facilmente consumidos, em vez de ter visuais separados no mesmo relatório.

É totalmente personalizável

O Data Studio permite criar painéis totalmente personalizáveis. Você pode começar com um modelo em branco ou usar um modelo pré-programado, qualquer que seja a sua escolha, você pode arrastar e soltar rapidamente widgets, gráficos e dados para criar um relatório completamente exclusivo. Você também pode escolher várias cores, fontes e opções de formatação para combinar com a marca da sua organização.

Colaboração do Google Data Studio no seu melhor

Um dos melhores recursos do modelo do Google Data  Studio  é a facilidade de compartilhar e colaborar com outras pessoas sobre seus relatórios. Você pode compartilhar seus relatórios com quem quiser e deixá-los comentar, visualizar ou editar seus dados; você pode até trabalhar no mesmo relatório simultaneamente. A atribuição de permissões específicas do usuário é outro ótimo recurso, para que você possa dar acesso “somente visualização” ao seu cliente, por exemplo, para que ele não altere nada sem que você saiba.

10 principais benefícios do Google Data Studio

1) É uma ferramenta gratuita – o Google Data Studio é uma ferramenta GRATUITA que é acessível e conveniente para qualquer pessoa usar.

2) Painel com relatórios personalizáveis ​​– o Google Data Studio oferece aos usuários a capacidade de gerar relatórios personalizados com uma ampla variedade de designs, estilos, formatação e gráficos. Modelos pré-criados podem ser úteis se você é novo no Google Data Studio

3) Visualizações de dados contemporâneas e conectadas interativamente

4) Relatórios Automatizados com Dados em Tempo Real A formatação manual de relatórios e a exportação de dados podem consumir muito tempo. O Google Data Studio ajuda você a ter relatórios de rotina automatizados em menos tempo.

5) Dashboards que você pode compartilhar – o Google Data Studio possui recursos de alocação e distribuição de relatórios e colaboração que estabelecem comunicação simplificada entre seus usuários e parceiros de negócios

6) Exportações do Google Data Studio – No momento em que você cria seu painel de relatórios, você pode exportá-lo para os seguintes documentos: E-mail, Planilha Google, Excel, PDF

7) Conecta-se a várias fontes de dados

8) Ferramentas de filtros – campanha, conta, local, intervalo de datas, etc.

9) Campos para cálculo – Matemática básica, Funções para operações estatísticas) declarações de caso

10) Recursos de detalhamento – o Google Data Studio permite que você analise seus dados em um único elemento

Conheça este Curso de Google Data Studio:

Dê os primeiros Passos para Mudar o Rumo de Sua Empresa ou Ter um Verdadeiro Destaque Profissional na Criação de Relatórios e Dashboards com o GOOGLE DATA STUDIO. O Data Studio Chegou para otimização do seu tempo e aumentar seus resultados.

 

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

Siga-me no Linked In
Fernando Bueno
Siga na rede