E se eu te disser que você não precisa de uma loja virtual completa pra começar a vender online? Você tem um site com visitas? Então isso basta!
Muito se fala sobre integrar o ERP com um e-commerce existente aí no mercado (e são vários bons). Mas imagine que você tenha uma demanda reprimida e queira começar imediatamente a vender através do seu site.
Algumas plataformas mais utilizadas:
Uma pesquisa do Google mostrou que as vendas por e-commerce irão dobrar em cinco anos, chegando a R$85 bilhões. Até 2021, o crescimento do setor será, em média, 12,4% ao ano. Atualmente, existem 58 milhões de consumidores online, ou seja, cerca de 27% da população brasileira. Em 2018, foram registrados 123 milhões de pedidos online.
Implantação de um e-Commerce
Caso fosse pelo caminho de implantar uma loja virtual, você teria que:
- Escolher a melhor loja virtual
- Você deverá escolher a melhor ferramenta de loja virtual e claro, encontrar uma empresa especialista em implantação de comércio eletrônico.
- Configurar do zero toda a loja, como qualquer sistema necessita
- É um sistema como qualquer outro, com consultores envolvidos, treinamentos, customizações, pra deixar do jeito que você precisa.
- Fazer a integração entre ERP e e-Commerce (Horas em Programação)
- Aqui entra uma questão muito delicada, pois nem sempre o especialista em e-commerce entende de ERP e você terá que gastar horas com um terceiro customizando.
- Criar campos de controle
- + Campos no ERP para o usuário se preocupar
- Fazer o design e identidade visual da loja online
- É claro que uma loja virtual pede… todo o processo de design e identidade visual, o que envolve profissionais que tem um custo também.
Pois eu digo que nada disso é necessário…
Simplificando a venda online no ERP
Com uma única ferramenta, você linka seus clientes com seu ERP, através do site que você já tem!
Imagine que você pudesse apenas adicionar um menu no seu site, o cliente se cadastra ou faz o login existente, e tem acesso à uma plataforma com:
- Todos os seus produtos
- Você pode sugerir somente os produtos que deseja, diretamente do seu ERP, sem precisar recadastrar produtos.
- Todos os seus pedidos
- O cliente verá o histórico de todos os pedidos e o melhor, pode refazer o mesmo pedido.
- Todas as opções de pagamento que são definidas para o cliente
- Você não corre o risco de que seu cliente faça pedidos em condições que você não deseja. Entra “redondo” em seu sistema e sem erros.
- Acompanhamento financeiro
- Tudo que o cliente está devendo está sendo exibido pra ele, de forma que ele não precisa te acessar para fazer mais perguntas.
- Ele escolhe os itens e finaliza o pedido.
- Todo o resto do processo você já sabe, é feito pelo ERP sem modificar em nada o seu processo de faturamento.
Vantagens de vender online
A vantagem de vender online, mesmo que você não seja do varejo, é que seu cliente ganha total liberdade para formar o seu próprio pedido.
Você pode sugerir produtos de acordo com o perfil de compra. Pode também ganhar agilidade e velocidade nas vendas, pois não depende de uma visita presencial para “tirar” o pedido.
Achou interessante?
Se você realmente acha que este modelo de negócio se aplica ao se negócio, me mande uma mensagem e eu apresento a você como funciona este modelo.
Fernando Bueno
Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
Siga-me no Linked In