O que é um sistema CRM ?3 minutos de leitura

CRM significa “Customer Relationship Management” e refere-se a todas as estratégias, técnicas, ferramentas e tecnologias usadas pelas empresas para desenvolver, reter e adquirir clientes.

Este software garante que cada etapa da interação com os consumidores ocorra de forma suave e eficiente, a fim de aumentar os lucros gerais. O software reúne dados de clientes de vários canais. Assim, o CRM armazena informações detalhadas sobre o histórico geral de compras, informações pessoais e até mesmo padrões de comportamento de compra.

O QUE SIGNIFICA SOFTWARE DE CRM?

Na maioria dos casos, quando as pessoas falam sobre CRM, estão se referindo a um sistema de CRM — uma ferramenta destinada a ajudar as empresas com vendas, marketing e gerenciamento de serviços.

O software de CRM permite que as empresas se concentrem no relacionamento de sua empresa com clientes, colegas, fornecedores, etc. Com um CRM profissional, fica muito mais fácil encontrar novos clientes, ganhar sua confiança, fornecer suporte qualificado e fornecer serviços adicionais em todo o relacionamento.

QUEM SE BENEFICIA COM UM CRM?

A melhor parte de um sistema de CRM é que quase qualquer unidade organizacional pode se beneficiar dele – desde vendas e atendimento ao cliente até recrutamento, marketing e desenvolvimento de negócios. Um bom software de CRM oferece uma maneira melhor de gerenciar relacionamentos externos.

Armazenar todas as informações do cliente em um só lugar, registrar problemas de serviço, identificar oportunidades de vendas, gerenciar campanhas de marketing — esses são apenas alguns recursos que o CRM apresenta .

Como o CRM fornece acesso fácil aos dados, também fica muito mais fácil para os usuários colaborar em diferentes processos e aumentar a produtividade. Outro forte argumento a favor do CRM é que ele é adequado para empresas de qualquer tamanho.

COMO FUNCIONA O CRM?

As soluções de CRM incluem funcionalidades que permitem aos usuários acompanhar as interações com clientes e empresas por meio de vários canais disponíveis. Esses canais incluem formulários de contato, e-mails, telefonemas e muito mais.

O software de CRM fornece às equipes de vendas e marketing um conjunto de ferramentas para gerenciar todo o funil de vendas e marketing, desde a qualificação de leads até o gerenciamento de oportunidades, previsão e fechamento de negócios. Ele permite que as equipes de atendimento ao cliente gerenciem as solicitações dos clientes e automatizem as operações de atendimento seguindo processos predefinidos para excelência no atendimento ao cliente.

Sistemas de CRM estão repletos de recursos de rastreamento que registram inúmeras interações com o cliente online. Além disso, o CRM automatiza os processos rotineiros e fornece aos gestores ferramentas que permitem acompanhar e medir o desempenho e a produtividade da empresa. Por exemplo, o software CRM pode lembrá-lo das tarefas que você precisa concluir em um determinado momento. Você pode fazer com que ele execute atividades pré-agendadas, como enviar e-mails e iniciar chamadas telefônicas. Tudo o que é feito com o CRM é registrado, dando a você tempo suficiente para fazer melhores planos de ação para fechar qualquer potencial venda. Alguns CRMs também oferecem recursos de análise, permitindo que os usuários acompanhem a eficiência de vários esforços de marketing para gerar leads e conversões.

Fernando Bueno
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Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

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