DTOS()

Sintaxe

DTOS( <expressão data> )

Função

Converte uma data em uma cadeia de caracteres no formato “aaaammdd”.

Argumentos

< expressão data >

Define a data que será convertida para uma cadeia de oito caracteres no formato “aaaammdd”.

Utilização

Essa função é principalmente utilizada na formação de índices nas quais seja necessário compor uma expressão caracter com uma expressão data, classificando-se o arquivo de dados por ordem cronológica e caracter simultaneamente. A data será transformada em uma cadeia de oito caracteres no formato “aaaammdd” (ano, mês, dia), permitindo a classificação cronológica e a sua composição com cadeias de caracteres.

Quando a expressão data resultar numa data vazia, a função DTOS() retornará uma cadeia de caracteres com oitos espaços em branco.

Exemplos

 

Neste exemplo, indexaremos um arquivo de dados por um campo data e por um campo caracter. O campo A1_DATA é a data de cadastramento do cliente e o campo A1_NOME é o nome do cliente. Esse índice será composto da seguinte forma:

 

Dessa forma, o arquivo estará classificado cronologicamente, por data de cadastramento, e em seguida por ordem alfabética do nome do cliente.

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
Fernando Bueno
Siga na rede

Conteúdo relacionado