DTOS()

Sintaxe

DTOS( <expressão data> )

Função

Converte uma data em uma cadeia de caracteres no formato “aaaammdd”.

Argumentos

< expressão data >

Define a data que será convertida para uma cadeia de oito caracteres no formato “aaaammdd”.

Utilização

Essa função é principalmente utilizada na formação de índices nas quais seja necessário compor uma expressão caracter com uma expressão data, classificando-se o arquivo de dados por ordem cronológica e caracter simultaneamente. A data será transformada em uma cadeia de oito caracteres no formato “aaaammdd” (ano, mês, dia), permitindo a classificação cronológica e a sua composição com cadeias de caracteres.

Quando a expressão data resultar numa data vazia, a função DTOS() retornará uma cadeia de caracteres com oitos espaços em branco.

Exemplos

 

Neste exemplo, indexaremos um arquivo de dados por um campo data e por um campo caracter. O campo A1_DATA é a data de cadastramento do cliente e o campo A1_NOME é o nome do cliente. Esse índice será composto da seguinte forma:

 

Dessa forma, o arquivo estará classificado cronologicamente, por data de cadastramento, e em seguida por ordem alfabética do nome do cliente.

Fernando Bueno

Fernando Bueno

Consultor em FB Solutions
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando em diversos mercados desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
Fernando Bueno

Últimos posts por Fernando Bueno (exibir todos)

Pode te interessar