15 melhores exemplos de DashBoards no Power BI16 minutos de leitura

O software de visualização de dados permite que você transforme qualquer dado em uma história visual. Um dashboard é uma visualização de dados críticos para os negócios , apresentados em um formato de fácil digestão.

Com painéis criados por empresas como Adobe, Aeroporto de Heathrow e alguns da Microsoft, há muitos painéis de vendas do Power BI diversos e incrivelmente úteis disponíveis para você se inspirar.

Abaixo, listamos 15 dos painéis mais bonitos, funcionais e altamente intuitivos.

15 melhores exemplos de painel no Power BI

1. Painel de Análise do Cliente

O Painel de Análise do Cliente fornece números de vendas, receita e lucro por produto, região e nome do cliente, bem como por canal de vendas. Você também pode agrupar os produtos de acordo com a sua preferência, para poder agrupar de acordo com o tipo de produto ou o valor da venda, por exemplo.

Muitos painéis de vendas concentram-se principalmente nos produtos. Outros podem olhar apenas para os canais de marketing para determinar se o marketing de mídia social é mais lucrativo e gera mais receita do que o marketing por e-mail.

O painel de análise do cliente analisa a receita e as vendas usando dados baseados no cliente. Embora funcione melhor para empresas que vendem seus produtos para um número limitado de clientes, a capacidade de agrupar clientes significa que pode ser usado por qualquer empresa, independentemente do tamanho da base de clientes. Por exemplo, agrupe os clientes por região e você verá um mapa de calor que mostra quais regiões de clientes têm melhor desempenho.

Além da receita geral, você pode ver o lucro total, o crescimento em relação ao ano anterior e as margens de lucro por cliente. Exercite seus clientes mais lucrativos e procure outros clientes semelhantes, para aumentar ainda mais seus níveis de lucro.

2. Painel de análise de RH

Seus funcionários são seu ativo mais importante. E com o HR Analytics Dashboard, você pode monitorar dados de todos os membros de sua equipe.

As estatísticas do número de funcionários mostram informações como o número total de funcionários, novos ingressantes e números de funcionários ativos. Você também pode ver a taxa de atrito, que é a proporção de funcionários que deixaram uma empresa por qualquer motivo.

As estatísticas financeiras mostram o salário e o custo por indivíduo, função e departamento. Você pode comparar os números anuais com os do ano passado e dividir o custo da empresa por departamento e descobrir para onde está indo o dinheiro e se ele está sendo usado em todo o seu potencial.

A guia Demografia mostra a localização e nacionalidade do funcionário, divisão de gênero, número de departamentos e números de absenteísmo em toda a organização. Por fim, os Detalhes do funcionário permitem que você escolha um único funcionário e, em seguida, veja detalhes como informações pessoais, cargo atual, detalhes financeiros e registros de absenteísmo.

3. Painel do Scorecard de Vendas

O Sales Scorecard Dashboard é um painel de tela única. O objetivo é responder à pergunta “como está minha empresa?”

O painel usa cores de forma clara e inteligente. A maioria dos dados é produzida em escala de cinza, mas as áreas em que uma organização está realmente perdendo dinheiro são destacadas em vermelho, facilitando a identificação de áreas de melhoria.

Como uma perda não conta uma história completa, o painel também oferece uma comparação com os números do ano passado. Isso permite que você visualize uma tendência e veja se a perda deste ano é uma melhora ou uma queda adicional em comparação com 12 meses atrás.

Ele fornece números de vendas por produto, estado e região. Você pode identificar se há um determinado produto que está perdendo dinheiro, se você está retornando uma perda em locais específicos e pode observar as tendências de vendas e lucros, que comparam os números deste ano com o último, por mês.

Ser configurado em uma única guia é conveniente. Isso evita a desordem e significa que você não precisa tentar navegar de uma página para outra para encontrar as informações de que precisa, pois está tudo à mão.

4. Monitoramento de mídia social e painel de análise

A mídia social pode ser uma ferramenta muito poderosa para os negócios modernos. Não é apenas um canal de marketing e vendas, mas pode ser usado para se comunicar com clientes existentes, potenciais e antigos.

No entanto, seja Facebook, YouTube, Twitter ou outra plataforma de mídia social, ele precisa de gerenciamento e monitoramento cuidadosos.

O Social Media Monitoring and Analytics Dashboard é fácil de usar. Ele é dividido em várias guias, o que significa que cada guia possui apenas uma pequena quantidade de dados com os quais você precisa se familiarizar.

A Intensidade da Discussão pode ser considerada a página principal e exibe informações gerais, como o número de menções que sua marca recebeu online. Essas informações são então divididas em mídias sociais e outras menções – muito eficazes para o monitoramento da marca.

Outras abas oferecem mais detalhamento, como por plataforma de mídia social e você pode visualizar o tipo de menção que recebe, por exemplo, tag de imagem ou link direto.

A análise de sentimento tenta determinar se suas menções são positivas ou negativas, enquanto a guia Influenciadores Online detalha exatamente quem está mencionando mais você.

Finalmente, você pode ver as citações de algumas de suas menções e a seção de geolocalização mostra onde no mundo você está falando.

5. Painel de Análise de Estoque

O inventário e o gerenciamento de estoque são desafiadores até mesmo para os empresários mais experientes, muito menos para o iniciante em comércio eletrônico. O Painel de Análise de Estoque é benéfico para todos os níveis de experiência e pode ser dividido por categoria e trimestre anual.

Ele mostra informações confirmadas, como os produtos mais visualizados e os menos visualizados. Esses dados podem indicar que alguns de seus produtos precisam de uma promoção cruzada melhor ou, se estiverem sendo promovidos, podem indicar que eles não têm apelo visual.

Você também pode ver quanto de cada produto você tem em estoque e quais estão se esgotando. Isso é útil para todos os tipos de itens de estoque, mas é especialmente benéfico com produtos perecíveis, pois permite manter um nível de estoque relativamente baixo e, ao mesmo tempo, garantir que você nunca acabe.

Talvez o recurso mais poderoso do Painel de Análise de Estoque de Inventário seja sua capacidade de prever quando será a hora de reabastecer o estoque de itens específicos. Usando essas informações, você pode orçar e prever com antecedência para ter sempre níveis de estoque adequados.

6. Painel de Desempenho da Equipe

 

O Painel de Desempenho da Equipe x Meta mostra a diferença entre a meta estabelecida de uma equipe e o desempenho atual em relação a essa meta.

Com este painel, você pode atribuir metas de vendas pelo número de unidades vendidas e os lucros gerais dessas vendas. As metas podem ser divididas por cliente e você também pode visualizar as vendas por região girando o botão na parte superior do painel para a opção de mapa.

O objetivo do painel é mostrar o desempenho em relação às metas. Com o gráfico de rosca à esquerda da tela, acompanhado pelo nível de desempenho do lucro em comparação com a meta, quaisquer metas que estejam abaixo da meta no gráfico de barras à direita são exibidas em vermelho, o que torna rápido e fácil identificar áreas onde um membro da equipe de vendas não está conseguindo atingir sua meta.

Este painel tem algumas páginas e enquanto outros usam guias e páginas para exibir as diferentes opções, o Painel de Desempenho da Equipe vs Destino oculta um pouco mais as opções.

Clique no membro da equipe para abrir os detalhes do membro da equipe, use o dial na parte superior para alterar a visualização ou clique com o botão direito do mouse em produtos específicos para detalhar dessa maneira.

7. Painel de Análise de Sentimentos Online

 

Menções online de uma marca, empresa ou indivíduo podem fazer ou quebrar uma reputação. O gerenciamento de reputação online significa primeiro identificar o que as pessoas pensam atualmente de uma determinada marca antes de tomar medidas para melhorar essa reputação.

O Painel de Análise de Sentimentos Online exibe menções por categoria com as quatro categorias principais sendo opinião, qualidade, vendas e crise. Você também pode optar por visualizar sentimentos negativos, positivos ou neutros e filtrar ainda mais de acordo com a fonte.

As opções de origem incluem Facebook, Twitter, Foto, Vídeo e Outros. Por fim, escolha a semana do ano que lhe interessa e ser-lhe-ão apresentados todos os dados relevantes.

As informações oferecidas pelo painel são um pouco limitadas, mas são eficazes para o início de uma campanha de gerenciamento de reputação de marca online, pois mostra o que os usuários online estão discutindo.

8. Painel de análise de engajamento de e-mail

O marketing por e-mail continua sendo um dos meios mais poderosos de criar listas, converter visitantes do site em leads pagantes e angariar negócios repetidos e contínuos. Ele permite que as empresas mantenham contato com seus clientes e, com um gerenciamento cuidadoso da lista, uma lista de e-mail de boa qualidade pode ser lucrativa por vários anos.

A chave para o sucesso contínuo de uma campanha de e-mail é o monitoramento do desempenho. O monitoramento de desempenho permite identificar pontos problemáticos, destacar áreas de melhoria e também identificar o que está funcionando.

O Painel de Análise de Engajamento de E-mail destaca os números de engajamento de e-mail. Este é o número de emails enviados, quantos foram entregues ou não entregues, o número de emails abertos e o total de cliques recebidos.

O painel destaca KPIs como taxa de entrega, taxa de rejeição, taxa de abertura de e-mail e taxa de cliques. Ele ainda inclui informações como taxas de rejeição de e-mail aceitáveis, embora elas variem de acordo com o setor, o tipo de e-mail e se os leads em sua lista de e-mail foram quentes ou quentes.

Por fim, você também pode visualizar o desempenho do seu e-mail mês a mês para ver como estão indo os esforços de otimização.

9. Painel de análise de vendas do desenvolvedor imobiliário

Este painel tem um propósito muito específico. Ele é projetado para mostrar o desempenho dos diferentes membros da equipe de vendas que estiveram envolvidos na venda de imóveis.

Como em muitos negócios, as vendas de imóveis geralmente envolvem mais de um único membro da equipe de vendas. No mínimo, uma venda geralmente exigirá um membro de vendas do call center e o vendedor principal. Outros membros da equipe também podem estar envolvidos e o Painel de análise de vendas do desenvolvedor de propriedades divide as vendas por esses e outros fatores.

O painel pode exibir números e dados de vendas de acordo com o tipo de propriedade: por exemplo, apartamentos, coberturas, escritórios ou estúdios. Ele também mostra as receitas direcionadas e reais.

Na página de vendas, os gerentes podem visualizar o funil de vendas, que pode mostrar se alguma venda está sendo retida em um estágio específico do processo. Também mostra a eficiência das visitas de vendas por tipo de propriedade e os resultados pelo vendedor.

Embora uma venda possa ser considerada um sucesso para o vendedor que visitou a propriedade, pode ter sido necessária várias ligações inúteis para alcançar essa visita. Isso significa que a venda seria um sucesso para o vendedor, mas um possível fracasso para a equipe de vendas, e o Painel de análise de vendas do desenvolvedor de propriedades permite que os gerentes visualizem esses dados.

10. Painel de Insights Executivos

O painel do Executive Insights oferece um relatório aprofundado e detalhado sobre como, onde e quando uma empresa está realizando vendas e lucros. Ele contém várias páginas, navegadas principalmente pela barra superior.

Os lucros são gerados pelas vendas e determinados pela receita, e esse painel exibe não apenas os resultados dos lucros, mas também o número total de produtos vendidos e a receita de uma empresa. Ele divide as vendas globalmente e por produto, e permite que você mostre os resultados de acordo com a categoria do produto e o tipo de pedido (por exemplo, e-mail, web, vendas por telefone).

O painel também exibe os produtos com melhor desempenho por lucro, destaca o quão perto você está de atingir os níveis de lucro desejados e exibe o lucro líquido do ano.

Acima da exibição geográfica estão algumas estatísticas gerais que mostram o lucro, a margem de lucro, o pedido médio, a quantidade total e o desempenho da receita total.

O dashboard é dinâmico, fácil de entender, e seu uso de dados visuais, em vez de números rígidos frios, que são atualizados de acordo com os filtros que você define, significa que ele exibe as informações necessárias e dispensa dados desnecessários.

11. Painel COVID-19

 

A disseminação da pandemia do COVID 19 viu o big data ser implantado e distribuído em todo o mundo. Bilhões de pessoas foram testadas, milhões tiveram a doença e esses números mudam diariamente, enquanto o público, bem como agências governamentais e de saúde em todo o mundo, desejam as informações mais recentes.

Além de ser um desafio óbvio de saúde pública, também tem sido um desafio de big data e que levou à utilização de muitas visualizações. O Painel de Informações COVID-19 é um painel de visualização de dados que fornece as informações mais recentes.

Os usuários podem pesquisar por país, região e período de tempo. O painel exibirá o número de casos relatados nessa área durante esse período, juntamente com o número de pessoas que se recuperaram e o número de mortes relatadas.

Ele fornece uma taxa geral de mortalidade e taxa de recuperação. Ele mostra o número de casos relatados e mortes por milhão.

Gráficos adicionais fornecem uma variedade de visualizações e maneiras de apresentar os dados e páginas adicionais exibidas pelos 10 principais países, gráficos de rosca e outros gráficos.

Há também uma página que mostra a evolução da pandemia desde que foi descoberta. Os usuários clicam no play e ele é atualizado com números diários até o dia anterior à execução do relatório.

12. Painel do Rastreador de Presença

O Painel de Acompanhamento de Presença destina-se aos administradores da escola para acompanhar a frequência dos alunos, mas pode ser modificado para atender a outros propósitos.

O painel oferece dados de nível distrital, o que significa que pode ser usado por diretores de várias escolas ou por diretores regionais. O objetivo do painel é destacar oportunidades para professores e funcionários conversarem com os alunos, porque a pesquisa mostra que essas conversas incentivam a frequência e desencorajam a ausência.

Os números de ausência são exibidos de acordo com o professor, diretor, escola e até mesmo por disciplina e nível de classe. As faltas são exibidas como números reais, bem como a porcentagem do total de alunos que deveriam comparecer.

Usando o dashboard, é possível identificar se as faltas são maiores em um determinado dia, para um tópico específico ou com professores individuais. Isso permite que os membros do corpo docente destaquem o problema e, em seguida, determinem sua causa e trabalhem para resolvê-lo.

O painel é claro e conciso, contendo todas as informações em uma única página, facilitando ignorar o ruído de fundo e obter informações genuinamente úteis.

13. Painel de Superloja Global

O Global Superstore Dashboard é um design de painel dinâmico que destaca as vendas e os lucros de uma loja global com vários sites. Os detalhes são fornecidos por país, região e cidade, bem como por categoria e subcategoria de produto.

Esse nível de detalhe significa que os usuários podem determinar as cidades onde, por exemplo, as capas de celular estão obtendo os maiores lucros e as cidades onde não vendem também.

Clique em qualquer um dos países ou regiões para atualizar a subcategoria vendas x lucros e vice-versa, dando total controle dos dados. Essa atualização dinâmica também significa que você pode se livrar de dados redundantes. Se as lojas do Reino Unido não venderem capas de celular, os dados desses produtos não serão exibidos quando o usuário clicar no seletor de país do Reino Unido.

O canto superior direito do painel oferece dados de tendências para que os usuários possam visualizar os números de vendas e lucros em um período de cinco anos. Precisa saber se um produto está vendendo bem simplesmente por causa da sazonalidade ou se um mês ruim é indicativo de uma queda contínua do produto? Os dados de tendências podem apontar na direção certa.

Este é um painel bem organizado e dinâmico com boa aparência e facilita a ignorar informações e dados irrelevantes.

14. Painel de Comparação de Handebol

O painel de comparação de handebol é um painel dinâmico de comparação de equipe que pode ser modificado para uso com qualquer esporte de equipe, na verdade. Ele mostra as estatísticas e dados mais importantes para as principais equipes, e o usuário pode selecionar equipes da casa e de fora escolhendo na galeria na parte superior.

Também é possível detalhar ainda mais e ver o desempenho de jogadores específicos de cada equipe. Clique na miniatura do jogador ao lado da equipe e as estatísticas serão atualizadas com os dados de desempenho do indivíduo.

Finalmente, você também pode atualizar as estatísticas de acordo com a posição do jogador, agrupamento, objetivos e estilos de jogo com as opções na parte inferior.

 Conclusão

O Power BI faz parte da Microsoft Power Platform , que permite a criação de plataformas e aplicativos personalizados para empresas. É possível encontrar parceiros qualificados e experientes que podem criar dashboards eficazes e de alta qualidade para praticamente qualquer requisito.

Visualize os painéis acima e use-os para criar o seu próprio, ou entre em contato com o parceiro original e peça que ele crie algo semelhante para seu próprio negócio ou projeto.

 

Fernando Bueno
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Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

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