TRANSFORM()

Sintaxe

TRANSFORM( <expressão>, <expressão caracter> )

Função

Converte qualquer valor para uma cadeia de caracteres formatada.

Argumentos

<expressão>

Define uma expressão que resulta num valor do tipo caracter, data, numérico ou lógico e que será convertido para caracter e formatado.

<expressão caracter>

Define o formato da cadeia de caracteres resultante, de acordo com as máscaras e funções de formatação da cláusula PICTURE das funções de interface de telas, como MSGET, etc.

Utilização

A função TRANSFORM() deve ser utilizada sempre que for conveniente a formatação de dados sem a utilização das funções de interface de tela (MSGET, etc.) e da cláusula PICTURE. Por exemplo, para a impressão de informações nos relatórios. Porém, como a função TRANSFORM() fornece uma cadeia de caracteres, o resultado dela não permite que os totais e subtotais dos relatórios sejam formatados. Para isso, será necessário utilizar as variáveis numéricas originais.

As máscaras e as funções de formatação que podem ser utilizadas pela função TRANSFORM(), especificadas através da expressão caracter, são as mesmas disponíveis para a cláusula PICTURE das funções de interface de tela (MSGET, etc.).

Exemplos

 

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
Fernando Bueno
Siga na rede

Conteúdo relacionado