DBSEEK()

A função dbseek pesquisa a área de trabalho ativa para encontrar um determinado registro, de acordo com a chave de pesquisa utilizada.

Sintaxe

DbSeek(<expressão caracter>, <expressão lógica 1>, [ <expressão lógica 2> ] )

Argumentos

<expressão caracter>

São os dados do registro que se deseja localizar, de acordo com a ordem de busca previamente especificada pela função dbSetOrder(). Ou seja, de acordo com o índice ativo no momento para a área de trabalho.

<expressão lógica 1>

Define se o cursor ficará posicionado no próximo registro válido, em relação à chave de pesquisa especificada, ou no final do arquivo, caso não se encontre a exata informação da chave de pesquisa. O padrão utilizado é falso (.F.), indicando que a busca será aproximada.

Nesse caso, a pesquisa será considerada um sucesso quando encontrar uma parte da informação.

<expressão lógica 2>

Define se o cursor será posicionado no primeiro ou no último registro de um intervalo com as mesmas informações especificadas na chave de pesquisa. O padrão utilizado é falso (.F.), indicando que o cursor será posicionado no primeiro registro encontrado.

Utilização

A função permite posicionar o cursor da área de trabalho ativa no registro que corresponda às informações especificadas na chave de pesquisa. A função retorna um valor lógico indicando se a chave de pesquisa foi encontrada ou não. Caso retorne verdadeiro (.T.), a pesquisa obteve sucesso. Caso contrário, retorna falso (.F.).

Dicas

A função MsSeek() tem o mesmo objetivo da função dbSeek(). A vantagem da função MsSeek() é que ela não necessita acessar novamente a base de dados para localizar uma informação já utilizada pela conexão (thread) ativa.

Exemplos

Segue abaixo o exemplo de uma pesquisa exata. Ou seja, a pesquisa será considerada um sucesso somente se toda a chave de pesquisa for encontrada.

 

No exemplo abaixo, verificaremos uma pesquisa aproximada. Ou seja, a pesquisa será considerada um sucesso caso uma parte da chave de pesquisa seja encontrada.

Fonte: TDN

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

Siga-me no Linked In
Fernando Bueno
Siga na rede