Olá, tudo bem?
Existem situações em que é necessário que um pedido não seja parcialmente faturado. É uma questão de processo da organização. Ou libera um pedido em 100%, ou não libera para o cliente. Acredito ser até mais organizado, pois para tratar liberação parcial, a empresa deve estar muito bem madura em relação aos controles de faturamento e estoque.
É necessário primeiramente que a Liberação seja feita de forma automática, ao invés de manual, já que a manual desconsidera as avaliações do sistema para consulta de crédito e saldo. Então, escolher sempre a opção “automática” nas rotinas de liberação, ao invés das opções “Liberar” ou “Manual”.
Para que determinado Item seja todo bloqueado por Estoque se o saldo disponível for parcial (não atender por completo a quantidade registrada no Pedido), ou seja, impedir liberação Parcial do Item de Venda:
Na pergunta “Libera só com estoque?” nos parâmetros acessados via “F12” na tela de liberação ajustar conforme tua necessidade, comumente utilizado como “Não” para este caso (Não liberar só a quantidade que há em estoque).
Havendo também a necessidade de que o Pedido seja TODO Bloqueado se não houver saldo suficiente para UM DOS itens, ou seja, impedir liberação Parcial do Pedido de Venda:
Será necessário realizar o mesmo procedimento, e utilizar o Tipo de Liberação do Pedido (C5_TIPLIB) = 2 (com o C5_TIPLIB = 1 não é possível).
Complementar:
O parâmetro “Liberar?” demonstrado na rotina de Liberação de Pedidos – MATA440 (Liberação automática) permite determinar se a avaliação de crédito e estoque já são realizadas neste mesmo momento (da Liberação do Pedido), ou se neste momento deve avaliar apenas o crédito (para liberação de estoque posterior, direto na rotina de Liberação de Estoque – quando então será realizado o empenho do saldo para o Pedido designado).
Importante: FATURAMENTO PARCIAL
O procedimento aqui indicado faz com que o Item / o Pedido seja todo bloqueado por estoque, caso o saldo disponível não atenda por completo à necessidade. No entanto, sendo o Pedido todo liberado para faturamento (por possuir saldo disponível suficiente); o Faturamento em si ainda pode ser parcial (apenas alguns itens de todos os liberados) se o processo for realizado pela rotina ‘MATA460A – Faturamento > Documento de Saída’ na qual é possível marcar dentre os itens liberados do Pedido, qual se deseja Faturar.
Se desejar impedir este processo pelo sistema, deve-se realizar a Preparação do Documento de saída pelo MATA410 > Ações Relacionadas > Preparar Doc. de Saída; ao invés de realizar pela MATA460A.
Obs: Nos parâmetros de abertura da MATA460A é possível registrar “Cons. Param. Abaixo? = Sim” e Trazer Ped. Marc.? = Sim” para que todos os itens aptos a faturar já venham marcados; porém, esta é uma ferramenta apenas facilitadora. É permitido desmarcar itens.
Fernando Bueno
Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
Siga-me no Linked In
Últimos posts por Fernando Bueno (exibir todos)
- Os métodos mais usados para Prospecção de Clientes - 9 de outubro de 2024
- Os 10 dos melhores CRMs de vendas disponíveis no mercado - 7 de outubro de 2024
- Como um CRM de vendas pode ajudar sua indústria - 5 de outubro de 2024