Como bloquear liberação de Pedido de Venda parcial no Estoque3 minutos de leitura

Olá, tudo bem?

Existem situações em que é necessário que um pedido não seja parcialmente faturado. É uma questão de processo da organização. Ou libera um pedido em 100%, ou não libera para o cliente. Acredito ser até mais organizado, pois para tratar liberação parcial, a empresa deve estar muito bem madura em relação aos controles de faturamento e estoque.

É necessário primeiramente que a Liberação seja feita de forma automática, ao invés de manual, já que a manual desconsidera as avaliações do sistema para consulta de crédito e saldo. Então, escolher sempre a opção “automática” nas rotinas de liberação, ao invés das opções “Liberar” ou “Manual”.

Para que determinado Item seja todo bloqueado por Estoque se o saldo disponível for parcial (não atender por completo a quantidade registrada no Pedido), ou seja, impedir liberação Parcial do Item de Venda:

Baixe aqui gratuitamente a Apostila de Faturamento ⤵️

📥 Informe seu e-mail para receber o material...


⚠️ Antes de continuar, só um aviso: Caso você esteja com algum problema em seu ERP, na empresa que você trabalha, está sem braços para atender toda a demanda, conheça um pouco do nosso trabalho... Acredito que a FBS pode te ajudar de alguma forma

Na pergunta “Libera só com estoque?” nos parâmetros acessados via “F12” na tela de liberação ajustar conforme tua necessidade, comumente utilizado como “Não” para este caso (Não liberar só a quantidade que há em estoque).

Havendo também a necessidade de que o Pedido seja TODO Bloqueado se não houver saldo suficiente para UM DOS itens, ou seja, impedir liberação Parcial do Pedido de Venda:
Será necessário realizar o mesmo procedimento, e utilizar o Tipo de Liberação do Pedido (C5_TIPLIB) = 2 (com o C5_TIPLIB = 1 não é possível).

Complementar:

O parâmetro “Liberar?” demonstrado na rotina de Liberação de Pedidos – MATA440 (Liberação automática) permite determinar se a avaliação de crédito e estoque já são realizadas neste mesmo momento (da Liberação do Pedido), ou se neste momento deve avaliar apenas o crédito (para liberação de estoque posterior, direto na rotina de Liberação de Estoque – quando então será realizado o empenho do saldo para o Pedido designado).

Importante: FATURAMENTO PARCIAL

O procedimento aqui indicado faz com que o Item / o Pedido seja todo bloqueado por estoque, caso o saldo disponível não atenda por completo à necessidade. No entanto, sendo o Pedido todo liberado para faturamento (por possuir saldo disponível suficiente); o Faturamento em si ainda pode ser parcial (apenas alguns itens de todos os liberados) se o processo for realizado pela rotina ‘MATA460A – Faturamento > Documento de Saída’ na qual é possível marcar dentre os itens liberados do Pedido, qual se deseja Faturar.

Se desejar impedir este processo pelo sistema, deve-se realizar a Preparação do Documento de saída pelo MATA410 > Ações Relacionadas > Preparar Doc. de Saída; ao invés de realizar pela MATA460A.

Obs: Nos parâmetros de abertura da MATA460A é possível registrar “Cons. Param. Abaixo? = Sim” e Trazer Ped. Marc.? = Sim” para que todos os itens aptos a faturar já venham marcados; porém, esta é uma ferramenta apenas facilitadora. É permitido desmarcar itens.

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

Siga-me no Linked In
Fernando Bueno
Siga na rede