Implantação OMS Protheus – Um Roteiro Básico5 minutos de leitura

O módulo OMS (Order Management System) do ERP TOTVS Protheus é responsável por gerenciar todo o ciclo de vida dos pedidos de venda, desde o momento em que o cliente realiza o pedido de venda até a sua entrega. Com o OMS, é possível controlar e monitorar todo o processo de forma integrada, desde a entrada do pedido até a emissão da nota fiscal.

Com o módulo OMS do ERP TOTVS Protheus, as empresas podem otimizar seus processos de venda e garantir uma melhor experiência para seus clientes, desde a realização do pedido até a sua entrega.

A roteirização é um processo importante no OMS, pois permite a definição de rotas de entrega otimizadas para as entregas de produtos aos clientes. Esse processo pode ser dividido em três macro etapas principais:

  1. Definição das Regras de Roteirização: Nesta etapa, as regras para definir as rotas de entrega são definidas. Isso inclui critérios como a distância entre os pontos de entrega, o tempo necessário para realizar cada entrega, o número de entregas que podem ser feitas em um determinado período de tempo, entre outros.
  2. Criação da Rota de Entrega: Depois que as regras são definidas, o sistema calcula as rotas de entrega otimizadas com base nas informações disponíveis. Isso inclui a definição do ponto de partida e chegada, os pontos de entrega, a sequência de entrega, a distância total percorrida, entre outros detalhes.
  3. Geração do Manifesto de Entrega: Por fim, o sistema gera o manifesto de entrega, que inclui todas as informações relevantes para o motorista ou equipe responsável pela entrega dos produtos, como o endereço de cada cliente, o horário de entrega, a sequência de entrega, entre outras informações importantes.

Com a roteirização, é possível reduzir os custos de logística, melhorar a eficiência das entregas e proporcionar uma melhor experiência para os clientes. O OMS TOTVS Protheus oferece uma ferramenta completa e integrada para realizar esse processo de forma eficiente e fácil.

Abaixo descrevo qual o roteiro básico a se seguir para ter o OMS implantado na sua indústria:

  • Cadastros Gerais
    • Aplicação prática dos cadastros essenciais para o faturamento, como de produtos e de clientes
  • Roteirização
    • Cadastros essenciais para que seja possível roteirizar e montar carga. Sendo assim, os processos abordados serão:
      • Zonas
      • Setores por zona
      • Pontos por setor
      • Rotas
  • Faturamento
    • Inclusão do pedido
    • Liberação estoque
    • Liberação crédito
  • Geração de notas fiscais e transmissão
    • Geração da nota fiscal, de acordo com a carga montada e demonstração da transmissão de NF-e
  • Montagem de Cargas
    • Montagem de carga/roteirização
    • Geração de Notas Fiscais e transmissão de NFe
  • Retorno de Cargas
    • Esta rotina permite fazer o retorno de cargas e suas devidas devoluções, criado automaticamente NCC’s para os clientes, por exemplo.
    • Trata-se de uma rotina de prestação de contas
  • Retorno Financeiro
    • Rotina responsável por controlar os recebimentos realizados pelos motoristas, caso haja. É uma forma mais fácil de realizar baixas de títulos, vinculados às cargas.

Existem diversas ferramentas visuais para montar roteirização de entrega para indústrias. Essas ferramentas são especialmente úteis para empresas que possuem uma grande quantidade de pedidos e precisam otimizar a logística de entrega para atender seus clientes de forma eficiente.

Então além de implantar o OMS e toda a sua parte de roteirização, você pode dar um plus utilizando ferramentas mais visuais:

Imagem ilustrativa para as ferramentas disponíveis no mercado

Organizar os pedidos de forma a organizar o carregamento é importante por várias razões, entre elas:

  • Otimização da carga: Ao organizar os pedidos de forma a organizar o carregamento, é possível otimizar a carga dos veículos que farão as entregas, garantindo que a capacidade máxima de carga seja utilizada de forma eficiente. Isso ajuda a reduzir o número de viagens necessárias para a entrega dos produtos, o que, por sua vez, reduz os custos de logística.
  • Redução de erros: Ao organizar os pedidos de forma a organizar o carregamento, é possível evitar erros no processo de separação dos produtos e carregamento dos veículos. Isso ajuda a garantir que os produtos certos sejam entregues aos clientes corretos, reduzindo o risco de devoluções e reclamações.
  • Maior eficiência no processo de entrega: Ao organizar os pedidos de forma a organizar o carregamento, é possível otimizar o processo de entrega, garantindo que os produtos sejam entregues de forma mais rápida e eficiente. Isso ajuda a melhorar a experiência do cliente, reduzindo o tempo de espera para a entrega dos produtos.
  • Redução de custos: Ao organizar os pedidos de forma a organizar o carregamento, é possível reduzir os custos de logística, uma vez que é possível utilizar a capacidade máxima dos veículos e reduzir o número de viagens necessárias para a entrega dos produtos.

Em resumo, organizar os pedidos de forma a organizar o carregamento é fundamental para garantir uma logística eficiente e reduzir os custos operacionais da empresa. Além disso, isso ajuda a garantir uma melhor experiência para os clientes, garantindo que os produtos sejam entregues de forma rápida e eficiente.

Fernando Bueno
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Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

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