Ideia de Dashboard Logístico com Power BI e Protheus

Olá, tudo bem?

Neste artigo vamos dar uma ideia de como você pode aplicar o Power BI na sua empresa com o ERP Protheus da TOTVS. Se sua empresa ainda não faz uso efetivo da Business Intelligence, já passou da hora de você saber o que é Power BI e quais vantagens essa ferramenta proporciona.

Desenvolvido pela Microsoft, o Power BI é um recurso de análise do negócio que permite ao empreendedor ter insights a partir dos dados, tomando decisões rápidas e assertivas.

Isso porque os dados de uma empresa sozinhos não dizem muita coisa para quem a administra. É necessário ter ferramentas que auxiliem a interpretá-los para, de fato, entender o contexto e o andamento das operações.

Estamos falando de BI, sigla de Business Intelligence (Inteligência de Negócios).

Ela consiste em um conjunto de teorias, ferramentas, metodologias, tecnologias, processos e estratégias que transformam uma grande quantidade de dados em informações consistentes e relevantes para a gestão.

Isso permite que seja feita a melhor interpretação desses dados, o que dá suporte às tomadas de decisões estratégicas ao negócio, além de possibilitar o monitoramento dos resultados da organização.

Se quiser ver um guia inicial para conhecer melhor o Power BI da Microsoft, dá uma olhada neste post

O mais legal de tudo isso é que esta ideia de Dashboard pode ser aplicada em diversos setores da empresa. Você pode ter por exemplo um painel de RH, um painel de Vendas ou mesmo um painel Financeiro com fluxo de caixa.

O que são Cards

Os Medidores e Cartões de único número são visualizações do Power BI e são utilizadas para comparar valores diferentes.

Com os Medidores é possível acompanhar um único indicador ou métrica ao longo do tempo. É ideal para quando for criar Dashboards e tiver a intenção de mostrar o progresso referente a uma meta/objetivo específico (KPI).

Card Total de Despesas

Os custos de logística são normalmente estruturados em suprimentos, gestão de estoque, transporte, gestão de frotas, custos administrativos e custos financeiros. Dentro dessa estrutura há custos diretos e indiretos.

Fonte possível de dados no Protheus: Manutenção de Ativos, Compras, TMS

Card Custo por KM Rodado

Este cálculo de quilômetro percorrido tem uma fórmula simples, mas inclui muitas variáveis que dependem basicamente de 3 fatores:

  • Consumo de combustível
  • Manutenção do veículo
  • Depreciação do bem

No item de consumo de combustível é importante destacar que além de ser o item de maior peso na composição, aproximadamente 60%, é flexível de acordo com a região e oscila bastante, por isso mantenha esta informação sempre atualizada em sua planilha.

Fonte possível de dados no Protheus: Manutenção de Ativos, Compras, TMS

Card Custo por Tonelada transportada

Os cálculos do custo por tonelada curta são utilizados para duas finalidades principais: olhar para a frente e olhar para trás.

Olhar para a frente. A análise do custo por tonelada métrica é o melhor método para avaliar a compra de uma nova máquina. Comprar a máquina mais barata e esperar que ela funcione provavelmente está classificado entre os piores métodos.

Ao olhar para a frente, você pode trabalhar com os fornecedores do equipamento para ligar os números de produção e custos de forma a avaliar as aquisições de novos veículos.

Fonte possível de dados no Protheus: TMS

Card Veículos Usados

Equipamento destinado ao transporte de produtos ou pessoas da sua origem até o destino final mantendo a integridade do que está sendo transportado.  A quantidade de veículos utilizados versus a quantidade de toneladas utilizadas é de suma importância para saber se a frota disponível eata sendo bem aproveitada.

 

Fonte possível de dados no Protheus: TMS

Gráfico Despesas ao longo do tempo

Gerenciar a frota de uma empresa é tarefa desafiadora, pois são vários fatores que devem ser trabalhados pelo gestor responsável. Uma das contas mais complicadas que deve ser administrada é a relação entre o custo de veículo de frota.

Ignorar esses custos pode fazer com que o negócio arque com contas negativas e prejuízos no final de cada mês.

Fonte possível de dados no Protheus: Manutenção de Ativos, Compras, TMS

Gráfico Custo diário por tipo de veículo

O gasto mensal de cada veículo é uma equação mais complexa do que muitos imaginam, pois são considerados dois fatores: o primeiro consiste em saber o valor dependido mensalmente para manter o veículo operando. Isso inclui pagamentos como seguros, impostos, combustíveis etc.

Fonte possível de dados no Protheus: Manutenção de Ativos, TMS

Gráfico Despesas por tipo de carga

Principais tipos de carga para modal rodoviário

  • Cargas secas: São produtos não perecíveis, geralmente industrializados, que podem ser transportados em quaisquer horários e condições climáticas, sem que a carga seja danificada.Alguns dos principais tipos de cargas secas são: materiais de construção, equipamentos, madeiras, ferragens, produtos de limpeza, beleza, mobiliários, etc.
  • Cargas perigosas: São todo e qualquer produto que apresente risco às pessoas, instalações e meio ambiente, sejam inflamáveis, explosivas, oxidantes, venenosas, infecciosas, poluentes, radioativas, ou corrosivas.Por isso, este tipo de carga deve ser transportado com uma série de cuidados, como identificação sobre a carga, empacotamento e acondicionamento, corretos, além de documentação correta e em dia.
  • Cargas frigoríficas: Um dos tipos de carga que necessita de maior cuidado no transporte, inclusive o cumprimento, por parte das transportadoras, das normas e exigências para que estejam autorizadas a realizar este tipo de transporte.As cargas frigoríficas são, basicamente, compostas por itens de alimentação que devem ser acondicionados de forma a não sofrerem deterioração por temperatura, ou mesmo por falta de higiene dos caminhões.
  • Cargas graneleiras: Este é o tipo de carga líquida ou sólida que não necessita ser acondicionada de forma específica, ou seja, não há necessidade de embalagens ou invólucros especiais.Apesar de não necessitarem ser acondicionadas de forma específica, devem ser transportadas individualmente, para que não se misturem e percam suas características originais, assim como não devem, em hipótese alguma, ser transportadas sem proteção.
  • Cargas Vivas: Esta é a uma das modalidades mais delicadas de carga, pois consiste de animais vivos, necessitando de alto nível de especialização, uma vez que deve evitar o sofrimento dos animais.Este tipo de transporte deve ter espaço adequado para que o animal possa ficar de pé em posição natural, o caminhão deve ser livre de outros tipos de carga ou peças que possam machucar o animal, além de indicar que sua carga é viva e a posição em que se encontram.
  • Carga veicular: Este tipo de carga é feito por caminhões cegonha ou guinchos e transportam, obviamente, veículos de todos os tipos e merecem um cuidado especial para que não se desprendam ou desbalaceiem o caminhão que os transporta, podendo causar sérios acidentes.

Carga em pallets ou racks: Esta é uma modalidade de carga que pode levar quase qualquer produto, mas se destaca por facilitar a sustentação e acondicionamento de diferentes tipos de produtos, assim como seu manuseio na carga e descarga de caminhões que, geralmente, apresentam abertura lateral.

Fonte possível de dados no Protheus: Manutenção de Ativos, Compras, TMS

Gráfico Custo por KM Rodado ao longo do tempo

Fonte possível de dados no Protheus: Manutenção de Ativos, Compras, TMS

Gráfico Despesas ao longo do tempo

Fonte possível de dados no Protheus: Manutenção de Ativos, Compras, TMS

Veja como fica o Dashboard Power BI completo

Você teria esta visão em tempo real de tudo que está sendo apontado no seu ERP. Considere investir nesta ferramenta e assim obterá melhores decisões em cima de dados reais.

Imagine ter um painel que cruza os dados de vários módulos simultaneamente e te dá uma análise o ais detalhada possível.

Espero que tenha sido útil.

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

Siga-me no Linked In
Fernando Bueno
Siga na rede