O OMS (Order Management System) é um módulo de gerenciamento de pedidos que permite às empresas gerenciar todo o ciclo de vida de um pedido, desde a entrada até a entrega.
O Protheus é um ERP que possui uma solução de OMS integrada, permitindo que as empresas gerenciem todo o processo de gerenciamento de pedidos em um só lugar.
Um dos principais benefícios de usar o OMS no Protheus é o potencial de retorno financeiro que pode ser alcançado. Ao automatizar o processo de gerenciamento de pedidos, as empresas podem reduzir custos e aumentar a eficiência, melhorando a experiência do cliente e aumentando a receita.
Nesta introdução, vamos explorar como o retorno financeiro pode ser alcançado ao utilizar o OMS no Protheus, abordando as principais funcionalidades que podem ser utilizadas para maximizar os benefícios financeiros.
Essa rotina permite controlar todos os recebimentos realizados pelo Motorista, separando-os pelas formas de pagamento, proporcionando de uma forma simples e clara a realização das baixas dos títulos da respectiva carga totalmente integrada com o ambiente Financeiro.
O Sistema somente permitirá a execução do Retorno Financeiro quando o retorno de mercadoria já tiver sido efetuado.
O retorno financeiro é composto de duas etapas de processo:
- Conferência do Recebimento
- Prestação de Contas
Retorno Financeiro (OMSA341)
Essa rotina permite controlar todos os recebimentos realizados pelo Motorista, separando-os pelas formas de pagamento, proporcionando de uma forma simples e clara a realização das baixas dos títulos da respectiva carga totalmente integrada com o ambiente Financeiro.
O Sistema somente permitirá a execução do Retorno Financeiro quando o retorno de mercadoria já tiver sido efetuado.
O retorno financeiro é composto de duas etapas de processo:
Conferência do Recebimento
A conferência do recebimento consiste na contraprova do previsto a receber na carga com o realmente recebido.
A conferência é efetuada observando as diferentes formas de pagamentos cadastradas nos Pedidos de Venda. No caso de constatação de diferenças entre o valor previsto a receber e o valor efetivamente recebido é gerado um título (a pagar ou a receber, dependendo da natureza da diferença) para o fornecedor informado no Cadastro de Motorista.
No caso de haver devolução de mercadoria realizada anteriormente em Retorno de Mercadoria, os valores devolvidos serão automaticamente subtraídos do valor total da carga.
A prestação de contas consiste na baixa dos títulos gerados pelas Notas Fiscais das cargas recebidas.
Nesta etapa o sistema permite realizar: baixa simples, liquidações e compensações de títulos (caso haja devolução de mercadoria).
Para que o sistema possa realizar a prestação de contas é necessário que antes seja realizada a conferência do recebimento.
O acompanhamento deste processo também pode ser realizado pelo relatório Prestação de Contas.
O Sistema disponibiliza dois modos para realização da prestação de contas:
a) Prestação de Contas Cliente: essa opção esta disponível ao clicar em Outras Ações > Prest Cliente e apresenta os títulos agrupados por cliente.
b) Prestação de Contas Título: essa opção está disponível ao clicar em Outras Ações > Prest. Título e apresenta todos os títulos referentes a carga selecionada.
Como efetuar o Retorno Financeiro – Liquidação
Selecione o título desejado e acesse a aba Liquidação.
O Sistema apresenta a tela para liquidação.
Informe os dados dos cheques recebidos (totalizando parcial ou totalmente o valor do título).
Confira os dados e confirme.
IMPORTANTE!
Para a captura dos dados do cheque, o sistema permite a uso de leitoras de cheques padrão ou teclado.
Para isto, configure os parâmetros MV_CMC7MOD e MV_CMC7PRT no ambiente Configurador, que será apresentado clicando no botão CMC7, na aba Liquidação.
Parâmetros:
MV_CMC7MOD – Indica o modelo da leitora de cheques a ser utilizado no financeiro (Exemplo: CMC7 BEMATECH ou PERTOCHEK.).
MV_CMC7PRT – Indica qual a porta de comunicação utilizada pela leitora CMC7 no financeiro (Exemplo: COM1).
Se não for informado, a rotina assume que trata-se de uma leitora de cheques por teclado.
Retorno Financeiro – Brasil – Compensação
Selecione o título desejado e clique na aba Compensação.
O Sistema apresenta a tela para compensação.
Em seguida, assinale o título a crédito desejado para a realização da compensação entre títulos.
A compensação é sempre efetuada entre títulos de um mesmo cliente.
Em resumo, o uso do OMS no Protheus pode resultar em um grande retorno financeiro para as empresas. Ao automatizar todo o processo de gerenciamento de pedidos, desde a entrada até a entrega, as empresas podem reduzir custos operacionais, melhorar a eficiência e aumentar a receita.
Algumas das principais funcionalidades que podem ser usadas para maximizar os benefícios financeiros incluem a gestão de estoque, o controle de custos de transporte e a otimização do processo de preparação e envio de pedidos.
Ao utilizar essas funcionalidades, as empresas podem aprimorar a experiência do cliente, garantindo que os pedidos sejam entregues com precisão e rapidez, além de aumentar a eficiência de seus processos internos. Como resultado, o retorno financeiro pode ser significativo, contribuindo para o crescimento e sucesso do negócio.
Em suma, o OMS no Protheus é uma ferramenta poderosa que pode proporcionar um retorno financeiro significativo às empresas que o utilizam, tornando-se uma solução indispensável para empresas que desejam ser competitivas e eficientes em um mercado cada vez mais desafiador.
Soluções para ERP/Power BI/CRM/Fabrica de Software/Infra
Temos uma equipe de analistas e desenvolvedores que pode efetivamente realizar todas as suas aspirações em relação ao seu ERP.
Últimos posts por Soluções para ERP/Power BI/CRM/Fabrica de Software/Infra (exibir todos)
- Como Compartilhar Relatórios com Power BI - 21 de setembro de 2022
- Como Importar Dados do Excel para o Power BI - 20 de setembro de 2022
- O que é Power BI, Power Query e Power Pivot? - 19 de setembro de 2022