O que é Power BI, Power Query e Power Pivot?6 minutos de leitura

O que é o Power Bi?

Neste post vamos ver que o Power BI é um software para criar e publicar relatórios e visualizações interativos e habilitados para a Web para seu público. Você pode usar o Power BI em um PC ou na Web para criar coisas. Uma vez que você publica um relatório (ou poucos visuais), seu público pode consumi-los usando qualquer dispositivo – PCs, Macs, navegadores da Web, Apps em celulares/tablets etc.

Demonstração de um relatório do Power BI e experiência interativa:

Como o Power BI é diferente do Excel?

E daí, até o Excel pode criar relatórios interativos. Mas existem várias diferenças cruciais entre o Power BI e o Excel.

O Power BI permite experiências ricas, imersivas e interativas prontas para uso. Você pode clicar em uma barra no gráfico de barras e outros visuais respondem ao evento e destacar ou filtrar dados relevantes. Você pode mostrar gráficos e visuais que são muito complicados (ou impossíveis) de reproduzir no Excel, como mapas, imagens e visuais personalizados.
O Power BI funciona com grandes conjuntos de dados Não há limite artificial de 1 milhão de linhas no Power BI. Você pode se conectar a um conjunto de dados de negócios e analisar qualquer volume de dados. O limite depende do que seu computador (ou servidor do Power BI) pode processar.
Compartilhe e leia relatórios facilmente Você pode criar relatórios no Power BI e compartilhá-los em formatos universais (ou seja, páginas ou aplicativos do navegador). Isso significa que seu chefe não precisa ter o Excel ou o Power BI instalado para aproveitar os belos relatórios que você cria.
O Power BI é para contar histórias, enquanto o Excel é para quase tudo. Podemos usar o Excel para simular o movimento pendular, calcular a órbita de Vênus, modelar um plano de negócios inicial ou muitas outras coisas. O Power BI é principalmente para análise de dados e contar histórias. Se você tentar replicar um modelo financeiro grande e complexo ou um problema de otimização com o Power BI, você falhará ou sofrerá miseravelmente.

Por outro lado, se você usar o Power BI para fazer relatórios, executar algoritmos de análise interessantes (clustering, detecção de outliers, padrões geoespaciais etc.), você impressionará seus colegas e chefes.

Como obter o Power BI?

O Power BI é gratuito para uso individual. Basta acessar o Power BI.com e baixar o aplicativo de desktop gratuito (ou obter o aplicativo Power BI na loja do Windows)

Se você quiser compartilhar seus relatórios e trabalhar em equipe, precisará de um plano pago do Power BI. Power BI.com tem informações úteis sobre isso.

Observação: o Power BI é atualizado com frequência. Se você instalá-lo como um aplicativo, o Windows atualizará automaticamente o Power BI quando houver uma nova versão. Se você usar a área de trabalho do Power BI por meio da instalação normal, precisará atualizá-lo de vez em quando para usar novos recursos.

O que é consulta de energia?

O Power Query é um software de processamento e mashup de dados. Podemos usar o Power Query para

Conecte-se a vários tipos de fontes de dados (bancos de dados, arquivos, páginas da web, mídias sociais, APIs, armazenamento em nuvem etc.)
Traga e combine dados (anexar, mesclar, juntar etc.) de vários lugares
Derivar novas colunas de dados
Formatar, remover ou reduzir dados
Remodelar dados (transpor, agrupar, dinamizar, não dinamizar e outras formas criativas)
Escreva fórmulas para fazer manipulação avançada de dados
Publicar conjuntos de dados atualizáveis

Aqui está um tutorial detalhado sobre o Power Query.

A saída do Power Query pode ir para o Excel ou o Power BI. É por isso que o Power Query está disponível em ambos os softwares.

Pense no Power Query como uma combinação estranha (mas super útil) de SQL, VBA, fórmulas do Excel e pó mágico. Isso nos dá (pessoas que trabalham com dados) liberdade para focar em problemas reais do que se preocupar com questões como:

onde estão meus dados?
Os dados estão limpos?
E os valores ausentes
E se tudo que eu preciso não estiver em um só lugar
<insira sua dor de dados aqui>

Como obter o Power Query?

No Power BI:

O Power Query faz parte do Power BI. Portanto, não há necessidade de obter o Power Query. Está sempre lá. Basta clicar no botão “Get Data” e você entra no mundo do Power Query.

No Excel:

Excel 2016/Office 365: tem Power Query por padrão. Não há necessidade de obter nada.

Basta acessar a faixa de dados e usar as opções “Obter e transformar dados” para configurar as conexões do Power Query.
Excel 2013 e 2010: você pode instalar o suplemento Power Query gratuito. Basta baixá-lo do site do Microsoft Power Query e pronto. Pode ser necessário habilitar o Power Query de suplementos COM na faixa de opções do desenvolvedor.

O que é Power Pivot?

O Power Pivot é um mecanismo de cálculo para tabelas dinâmicas. Você pode usar o Power Pivot para modelar dados complexos, configurar relacionamentos entre tabelas, calcular coisas a serem mostradas na área do campo de valor de tabelas dinâmicas/gráficos dinâmicos ou visuais.

Pense no Power Pivot como uma camada de cálculo entre seus dados e saídas. Você pode informar ao Power Pivot como deseja que seus cálculos sejam feitos por meio de uma linguagem chamada DAX e o Power Pivot pode fornecer as respostas. É um software extremamente rápido e escalável.

Podemos usar o Power Pivot no Excel ou no Power BI.

Como obter o Power Pivot?

No Power BI:

O Power Pivot faz parte do Power BI. Portanto, não há necessidade de obter o Power Pivot. Está sempre lá. Você pode usar vários recursos do Power Pivot na faixa de opções Modelagem e nas exibições de dados e relacionamento.

No Excel:

O atual modelo de disponibilidade e licenciamento do Power Pivot é mais complexo que o DAX. Deixe-me tentar destacar os pontos-chave. Um bom lugar para verificar é onde está a página Power Pivot da Microsoft.

Existem dois tipos de Power Pivot para Excel.

Motor Power Pivot: é necessário para calcular valores em tabelas dinâmicas. Está disponível no Excel 2013, 2016, Office 365 e versões futuras do Excel.
Criador de Power Pivot: é necessário para adicionar novos tipos de medidas, gerenciar modelos de dados etc. Atualmente, está disponível apenas em alguns tipos de Excel (versões profissional, profissional mais). A partir do Excel 2019, isso estará disponível em todos os tipos de Excel.

Versões do Excel 2016 / 2013 / Office 365 Pro: o Power Pivot está disponível nas versões profissional e pro plus. Não há necessidade de baixar nada. Basta habilitar o suplemento Power Pivot COM e pronto.
Excel 2013 e 2010: você pode baixar o suplemento Power Pivot gratuito da Microsoft e instalá-lo para usar o Power Pivot.

Como o Power BI, o Power Query e o Power Pivot estão relacionados…

Aqui está um diagrama simples explicando como esses 3 softwares poderosos estão relacionados.

 

 

 

 

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