Como Fazer Virada de Saldos no Protheus5 minutos de leitura

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Para que o fechamento do final do período seja executado é necessário executar a rotina Virada de Saldos. Esta rotina faz com que os saldos finais, calculados pelas rotinas de Recálculo do Custo Médio ou Saldo Atual para Final, sejam transferidos como saldo inicial da data estipulada.

Então vamos aos passos…

1 – Verifique o conteúdo do parâmetro MV_ULMES

Este parâmetro informa a data do último fechamento de estoque realizado.

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Esse parâmetro bloqueia também a inclusão de movimentos nas tabelas SD1 – Itens do documento de entrada, SD2 – Itens do documento de saída e SD3 – Movimentos internos com datas iguais ou anteriores à data gravada em seu conteúdo.

Exemplo:

MV_ULMES = 20180101
Nesse exemplo, o último fechamento de estoque foi efetuado na data de 01/01/2018. Desta forma, o sistema não permite que sejam realizadas movimentações no estoque com data igual, ou anterior à 01/01/2018.

2 – Recálculo Custo de Entrada das mercadorias (verificar a necessidade)

Verifique a necessidade de executar a rotina Custo de Entrada.

Essa rotina tem a finalidade de recalcular o custo de entrada das mercadorias registradas no recebimento de materiais. Execute-a sempre que algum parâmetro influencie na alteração do custo do produto, como por exemplo: alteração do TES, alíquotas, cálculo de tributos, crédito de impostos etc.

O cadastro de TES (Tipos de Entrada e Saída) é responsável pela correta classificação dos documentos fiscais de entrada e saída registrados no sistema.

Assim, se durante o período de fechamento do estoque ocorrer alguma alteração no cadastro de TES, efetue o processamento de cálculo da rotina Custo de Entrada. Caso contrário, não é necessária a execução desse passo.

3 – Inventário dos Produtos (verificar necessidade)

A forma adequada de corrigir diferenças nos saldos em estoque é por meio do inventário. Nessa forma de controle, é utilizada uma recontagem física de materiais, confrontando os resultados com os saldos fornecidos pelo Sistema.

Quando existir a necessidade de efetuar um “ajuste de inventário“, deve-se digitar o valor da contagem (que é divergente no Inventário).
O campo Dt. Invent. (B2_DINVENT) armazena a data de digitação do inventário, utilizada nas rotinas Acerto de Inventário e Cálculo do Custo Médio.

Em seguida, para efetuar o ajuste do saldo em estoque, execute a rotina Acerto de Inventário.

Para o devido acerto de inventário, a data de seleção solicitada nos parâmetros da rotina, é sempre a mesma que a informada na digitação do inventário.

4 – Execute a rotina Refaz Saldos (verificar necessidade)

A rotina Refaz Saldos tem como objetivo principal calcular e fornecer a posição do estoque mediante os movimentos do Sistema (notas fiscais de entrada e saída e movimentos internos no estoque).

Para cada item do estoque, o Sistema recalcula, em quantidade e valor, os saldos em estoque e os saldos iniciais.

5 – Recálculo do Custo Médio (procedimento obrigatório)

Antes de iniciar a execução da rotina de custo médio configure o parâmetro MV_DBLQMOV com a data de fechamento que vai ser realizado (ou seja, a data de fechamento atual a ser realizado). A finalidade desse parâmetro é não permitir que os usuários incluam movimentações dentro do período de fechamento de estoque.

O objetivo da rotina de Custo Médio é efetuar o recálculo do custo médio ou contábil a cada valorização dos estoques dos produtos, com base nas novas entradas de matérias-primas somadas aos saldos existentes.

Para tanto, execute a rotina Custo Médio, que permite recalcular o custo médio dos itens movimentados no estoque, em que a data limite final solicitada na configuração dos parâmetros é a mesma data da digitação do inventário ou a data utilizada no parâmetro da rotina Acerto de Inventário.

O custo médio pode ser recalculado de três formas diferentes:

• Sequencial – na ordem em que os movimentos aconteceram.
• Diária – pelos movimentos de cada dia.
• Mensal – pelos movimentos do mês.

No reprocessamento do custo médio, são eliminados todos os lançamentos contábeis já realizados e gerados novamente.
No custo diário/mensal, o Sistema considera primeiro as entradas (compras) e depois as saídas do período.

6 – Procedimento de conferência dos resultados

Antes de efetivar o fechamento do estoque no período e executar a Virada dos Saldos, é necessário emitir todos os relatórios de conferência do estoque, que possibilitam analisar a posição de estoque, verificar a movimentação diária dos produtos por meio do Kardex, visualizar por tipo de material todas as entradas e saídas do estoque, entre outros.

Exemplo: Impressão do relatório de posição de estoque (MATR260). Clique aqui e saiba mais sobre como parametrizar o relatório MATR260.

7 – Execute a rotina Virada dos Saldos (procedimento obrigatório)

Para efetuar o fechamento do estoque no final do período, execute a rotina Virada dos Saldos.
Essa rotina faz com que os saldos finais, calculados pela rotina Recálculo do Custo Médio, sejam transferidos como saldo inicial da data informada no parâmetro “Data-base” para executar o fechamento.

Ao realizar a Virada dos Saldos, o Sistema atualiza os registros da tabela SB9 – Saldos Iniciais, que levarão os saldos iniciais para o próximo período, com o saldo final obtido no Recálculo do Custo Médio.

Além disso, atualiza o parâmetro MV_ULMES com a data informada para fechamento. Assim, não permitirá que sejam efetuadas movimentações no estoque com data menor ou igual à data do fechamento.

Observações importantes

• É recomendável guardar uma cópia de segurança da base e do dicionário de dados (arquivos SXs), antes de iniciar o processo de fechamento do estoque.

• A data-base para o fechamento, solicitada no parâmetro da rotina, é a mesma do inventário e do custo médio gravado no parâmetro MV_ULMES.

• Relatório Saldo a Distribuir

Sempre se executa o relatório Saldo a Distribuir nessa rotina para verificar se na base de dados existe saldo pendente de distribuição. Para que não seja executado, o parâmetro MV_A280SDA deve ser configurado com o conteúdo F (False).

Este relatório somente verifica o saldo pendente de distribuição dentro do período de fechamento de estoque.

Espero que tenha sido útil.

Fernando Bueno
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Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

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