É essencial saber a diferença do conceito de contas a pagar e contas a receber, que costumam ser confundidos com bastante frequência.
Os dois fazem parte da estrutura básica de um sistema de gestão ou de uma planilha de gastos. Possuem o objetivo de calcular e prever o que acontecerá com o dinheiro da empresa no mês seguinte.
As contas a pagar se referem ao que a empresa deve a outras organizações, como a compra de mercadorias, taxas de aluguel, impostos, contas de água e luz, internet, etc.
Por outro lado, as contas a receber dizem respeito aos valores que a empresa receberá de outras organizações, como o resultado de vendas, apoio de investidores, etc.
O que o “assistente de contas a pagar e receber” faz?
Ele é o responsável por organizar e planejar todos os comprovantes de entrada e saída dos recursos de uma empresa.
Essa tarefa requer dedicação e organização, pois é essencial classificar cada uma das contas e agendar os pagamentos e recebimentos de uma forma eficiente.
Enfim, o assistente também faz os lançamentos referentes às movimentações financeiras da sua empresa.
Geralmente, o profissional que exerce esta função é especializado em administração ou gestão financeira.
Essa atividade é essencial para a organização dos recursos da empresa e planejamento estratégico de seus futuros investimentos.
Fernando Bueno
Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
Siga-me no Linked In