Como Cadastrar Funcionários no Protheus3 minutos de leitura

Vamos entender neste artigo como cadastrar os funcionários no módulo Gestão de Pessoal do ERP Protheus ( 07 – SIGAGPE ).

O Cadastro de Funcionários é o principal cadastro para que juntamente com outras configurações, a folha de pagamento possa ser calculada. Por isso é importante fazer este cadastro com muito cuidado.

1 – Então acesse o módulo 07 – Gestão de Pessoal e o menu como na imagem abaixo:

Baixe aqui gratuitamente a Apostila de Gestão de Pessoal ⤵️

📥 Informe seu e-mail para receber o material...


⚠️ Antes de continuar, só um aviso: Caso você esteja com algum problema em seu ERP, na empresa que você trabalha, está sem braços para atender toda a demanda, conheça um pouco do nosso trabalho... Acredito que a FBS pode te ajudar de alguma forma

2 – Clique em incluir para cadastrar um novo funcionário. Você tem em “Outras Ações” opções para realizar cópia de um funcionário já cadastrado. Isto pode facilitar a operação quando se tratar de muitos cadastros.

3 – Na aba cadastrais, informe os campos obrigatórios e também os campos importantes para realizar as operações referentes aos cálculos. No final tem uma lista dos campos mais importantes.

Continuando na aba Cadastrais…

4 – Na aba Funcionais, cadastre o Centro de Custo e demais campos não menos importantes para os cálculos sobre os funcionários.

Continuando na aba Funcionais…

5 – Informe os números de documentos referentes ao funcionário

6 – Informe os campos referentes ao controle de ponto no protheus, como Turno por exemplo.

7 – Na aba Outras Informações, informe o campo Código de Retenção para o Imposto de Renda

Após informar todos os campos, clique em Confirmar.

Os campos principais para o cadastro são os seguintes:

  • Matricula (RA_MAT): código da matrícula
  • Nome (RA_NOME): informar o nome completo do funcionário.
  • Data Nasc. (RA_NASC): informar a data de nascimento. Este campo é importante para vários controles do sistema como convênio médico, férias, aposentadoria, etc.
  • Centro de Custos (RA_CC) – Como o próprio nome indica, o Centro de Custo possibilita a apuração de custos. Esta informação no Cadastro de Funcionários permite uma série de controles que serão efetuados em outras rotinas, entre eles:
    • No Módulo de Gestão de Pessoal, na rotina Quadro de Funcionários, pode ser controlado o número de funcionários, por centro de custo, com a opção de previsão para um determinado período, onde é apresentada a quantidade de funcionários e o custo dos salários, podendo estimar valores de custo para períodos posteriores.
    • Controle de despesas salariais por Centro de Custo.
  • Sindicato (RA_SINDICA): sindicato
    Data Admis. (RA_ADMISSA) – Deve ser informada a data de admissão do funcionário, esta data será considerada para cálculo de férias, 13º. Salário, rescisão contratual, etc.
  • Cód.Função (RA_CODFUN) – Ao selecionar o código da função, o sistema preenche automaticamente o salário e o CBO, além de buscar o cargo do funcionário em algumas rotinas.
  • Sit.Folha (RA_SITFOLH): Deve ser informada a situação de um funcionário, ou seja, este campo indica se o funcionário encontra-se em situação de férias, afastamentos, demitido ou ativo. Seu status pode ser automaticamente atualizado através do Módulo de Gestão de Pessoal quando é calculado a Rescisão Contratual, Férias ou gerado um afastamento para o funcionário. Os funcionários são classificados através de uma legenda, sendo:
    Situação Normal

    • Demitido
    • Afastado
    • Férias
  • Salário (RA_SALARIO) – Deve-se informar o valor do salário contratual conforme a categoria do funcionário que pode ser salário por hora, mensal, semanal, etc.
  • Categoria (RA_CATFUNC): categoria do funcionário

Importante:

Caso seja necessária a exclusão de um funcionário, a rotina irá certificar-se de que não existem referências em outros arquivos. Caso exista, não será permitida a sua exclusão.

Esperamos ter ajudado.

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

Siga-me no Linked In
Fernando Bueno
Siga na rede