Como Calcular a 1ª Parcela do 13º Salário no Protheus2 minutos de leitura

O pagamento do 13º salário aos funcionários é uma das diversas obrigações das empresas.

A gratificação de Natal, como também é conhecida, é obrigatória para todos os colaboradores que trabalham com registro na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O salário bônus é pago no final de ano e, normalmente, realizado em duas parcelas, contendo os descontos de INSS, FGTS e imposto de renda.

Por mais simples que pareça, o cálculo 13 salário pode gerar muitas dúvidas. Então, neste post, vamos te ajudar entender como se calcula a primeira parcela do 13º no Protheus.

Baixe aqui gratuitamente a Apostila de Gestão de Pessoal ⤵️

📥 Informe seu e-mail para receber o material...


⚠️ Antes de continuar, só um aviso: Caso você esteja com algum problema em seu ERP, na empresa que você trabalha, está sem braços para atender toda a demanda, conheça um pouco do nosso trabalho... Acredito que a FBS pode te ajudar de alguma forma

1. Acesse rotina de Períodos através do menu Atualizações > Definições de Cálculo > Períodos;
2. Cadastre no período em aberto Roteiro 131 (para cálculo da primeira parcela do 13º);

2. Acesse rotina de Cálculo por Roteiro através do menu Miscelânea > Cálculos > Por Roteiros e selecione processo para cálculo (neste exemplo utilizamos processo 00001 – CELETISTA/ ESTAGIÁRIO MENSAL);

3. Selecione Roteiro 131 e pressione tecla TAB em seu teclado;
4. Confirme período e número de pagamento preenchidos pelo sistema e clique em OK;

Automaticamente o sistema abrirá a tela de parâmetros, para que seja possível personalizar o cálculo de acordo com as necessidades da empresa.
5. Preencha parâmetros conforme desejado e clique em ok.

 

Exemplo de filtros:

  • Ordem: Matricula;
  • Percentual: 50% (Metade do salário);
  • Calcula médias: SIM ou NÃO;
  • Arredondamento: SIM ou NÃO;
  • Complementa 1ª parcela: Selecione esta opção caso tenha funcionário que já tenha recebido a primeira parcela do ano corrente em outra ocasião e tiveram aumento de salário; Esta informação calcula esta diferença. Se informar conteúdo = NÃO, o sistema pagará as diferenças apenas na segunda parcela;
  • Data de Referência: Define qual a base deseja utilizar para o cálculo. Informando 30/11 o sistema utilizará 11 avos e pagará 50%, ou seja 5,5 avos ao invés de 6. Por isso sempre orientamos a deixar com o ultimo dia do ano 31/12;
  • Referência média? Define se deseja considerar a data atual, ou seja, o mês do cálculo para média;
  • Considera mês atual: Informe se deseja que o Mês/Ano de referência seja considerado para cálculo da média por sindicato.
Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

Siga-me no Linked In
Fernando Bueno
Siga na rede