Como Instalar Stored Procedures no Protheus9 minutos de leitura

As Stored Procedures são uma funcionalidade importante em sistemas de gerenciamento de bancos de dados, permitindo que os usuários executem tarefas complexas e rotineiras com mais facilidade e eficiência. No Protheus, um sistema ERP muito utilizado no mercado, as Stored Procedures podem ser instaladas para automatizar tarefas e melhorar o desempenho do sistema.

Neste guia, vamos mostrar passo a passo como instalar Stored Procedures no Protheus, permitindo que você possa aproveitar ao máximo essa funcionalidade em seu sistema ERP. Desde a criação das Stored Procedures até sua implementação no sistema, vamos explicar tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo essa ferramenta poderosa.

Neste artigo documentaremos, em passos, como baixar o pacote de Procedures e como instalá-las posteriormente, tanto da versão antiga utilizado SPS como a nova versão utilizando a nova gestão.

Obs: Nova Gestão da release 12.1.27 em diante.

Novo Gestor de Stored Procedures – CFGX051M

O programa Gerenciador de procedures (CFGX051), do módulo Configurador (SIGACFG) passou por uma mudança significativa.
Uma das principais mudanças, além da interface totalmente remodelada, é o fato de não mais existirem os arquivos de pacotes com extensão SPS. Estes arquivos foram substituídos por arquivos de extensão ZSPS, que estarão embarcados no RPO. A atualização destes arquivos ocorrerá de maneira semelhante à atualização de qualquer artefato, ou seja, através de patchs de atualizações expedidos pela TOTVS.
Outra grande mudança é a integração com a Central de Atualizações para obtenção dos pacotes de procedures mais recentes homologados. Esta integração ocorrerá de maneira transparente visando facilitar o processo de atualização das procedures no ambiente. Para saber mais clique aqui.

IMPORTANTE:

Esta alteração não afeta:

  • Como as procedures são executadas;
  • Como são instaladas no banco;
  • Conteúdo das procedures e dos pontos de entradas;
  • Esta alteração apenas muda a interface e a forma como as procedures são distribuídas.

Passo 1:

Aplique o patch da Central de Atualizações Release 1.4.1 (ou superior). Para isso acesse a página de Release Notes e baixe o patch mais recente disponibilizado.

IMPORTANTE:

Mesmo que não utilize a Central de Atualizações, o patch da Release 1.4.1 (ou superior) deve ser aplicado. Ele é imprescindível pois atualizará o RPO com a nova interface e suas funcionalidades;

Passo 2:

Aplique os patchs de Expedições Contínuas dos módulos relacionados abaixo para atualizar o RPO com os pacotes ZSPS e também as rotinas vinculadas aos processos de stored procedures:

Versão 12.1.27

    1. FAT (Faturamento) – https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/954520
    2. COM (Compras) – https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/957277
    3. FIS (Fiscal) – https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/956585
    4. FIN (Financeiro) – https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/954746
    5. EST (Estoque) – https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/960571
    6. CTB (Controladoria) – https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/959397
  1. Versão 12.1.33
    1. FAT (Faturamento) – https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/1039091
    2. COM (Compras) – https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/1039089
    3. FIS (Fiscal) – https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/1039088
    4. FIN (Financeiro) – https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/1039087
    5. EST (Estoque) – https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/1039086
    6. CTB (Controladoria) – https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/1039084

IMPORTANTE:

Os patchs de Expedição Contínua dos módulos acima são necessários para que o RPO seja atualizado com os pacotes de procedures no novo formato .ZSPS, além das rotinas associadas às stored procedures. A aplicação destes patchs é obrigatória, caso contrário poderão ocorrer erros durante a instalação/desinstalação de processos.

Passo 3:

Acesse o programa Gerenciador de procedures, através do menu Base de Dados | Dicionário | Stored Procedure. Será apresentada a seguinte interface:

IMPORTANTE:

Esta interface contendo as opções será apresentada somente se o patch da Central de Atualizações Release 1.4.1 (ou superior) foi aplicado corretamente no ambiente;

As opções disponíveis são:

  • Documentação: ao clicar neste botão o usuário será levado para esta documentação.
  • Manter: ao clicar neste botão a rotina atual, sem as novas funcionalidades, será exibida. É importante lembrar que o modelo antigo não sofrerá nenhuma atualização, isto é, não serão expedidas atualizações em arquivos SPS, somente no novo formato ZSPS.
  • Atualizar: ao clicar neste botão, ocorrerá o processo de migração. Serão realizados procedimentos que não poderão ser desfeitos, ou seja, após migrado não será possível voltar ao modelo antigo de gestão de procedures. Após realizada a migração para o novo modelo essa interface de migração não será exibida novamente.
  • Fechar: a rotina não será acionada, retornando ao menu da janela principal do Protheus.

Passo 4:
Clique no botão Atualizar. O processo de migração se inicia e ao ser concluído a nova interface será apresentada.

Nova interface

A principal mudança na interface será a apresentação das empresas disponíveis no ambiente e todos os processos existentes para gerenciamento ao mesmo tempo, em uma mesma janela. Não haverá necessidade de mudança de empresa para a visualização dos seus processos.

A interface possui novos botões laterais que permitirão gerenciar os processos de maneira prática e rápida, realizando a instalação e remoção de processos com poucos cliques. Consulta e relatório de log de processamento estarão disponíveis também. Novas abas permitem uma navegação mais simples e eficiente para visualizar os processos e empresas. E os totalizadores darão um resumo de forma rápida sobre os status dos processos.

Instalando pacotes de procedures

Não será necessário obter um arquivo SPS para realizar a instalação dos processos. Os arquivos necessários para a instalação estarão presentes de forma embarcada no RPO. Estes arquivos possuem a extensão ZSPS e contém todas as informações necessárias para que o procedimento seja realizado de maneira off-line (sem integração com a Central de Atualizações).
Durante o procedimento de instalação, caso a integração com a Central de Atualizações esteja ativa, os processos mais atuais homologados pela TOTVS serão obtidos de maneira online e serão utilizados na instalação (desde que sejam mais recentes que os disponíveis no RPO).
Dessa forma garantimos que o ambiente esteja sempre atualizado com os processos de procedures mais recentemente homologados.

Para realizar a instalação:

Selecionar em quais empresas os processos serão instalados:

Selecionar quais processos serão instalados:

Após selecionar as empresas e processos, basta clicar no botão  (instalar processos).

Será exibida uma janela com alguns avisos solicitando a confirmação da instalação:

O procedimento de instalação somente poderá ocorrer se os processos selecionados não estiverem em uso por outra rotina neste momento.
Ao confirmar, surgirá uma outra janela exibindo o andamento da instalação:

Ao final do procedimento surgirá uma janela contendo o log da operação realizada:

No botão Outras Ações é possível gerar o relatório deste log.
Ao fechar a janela de log, a interface principal será atualizada para refletir o status atual:

Desinstalando pacotes de procedures

O procedimento para desinstalação de pacotes é semelhante ao de instalação. É necessário apenas que os processos envolvidos não estejam em uso. Este procedimento necessita de acesso exclusivo em algumas tabelas do banco de dados e por isso não pode haver concorrência.

Para realizar a desinstalação:

Selecionar em quais empresas os processos serão desinstalados:

Selecionar quais processos serão desinstalados:

Após selecionar as empresas e processos, basta clicar no botão  (desinstalar processos).
Será exibida uma janela com alguns avisos solicitando a confirmação da desinstalação:

O procedimento de desinstalação somente poderá ocorrer se os processos selecionados não estiverem em uso por outra rotina neste momento.
Ao confirmar, surgirá uma outra janela exibindo o andamento da desinstalação:

Ao final do procedimento surgirá uma janela contendo o log da operação realizada:

No botão Outras Ações é possível gerar o relatório deste log.
Ao fechar a janela de log, a interface principal será atualizada para refletir o status atual:

Processo no antigo gestor de Stored Procedure:

1° Passo – Baixá-los do Portal do Cliente:

Abra o seguinte link para acessar o Portal de Cliente: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#company/

Atente-se aos filtros para localizar o pacote de Procedures. Checar também na coluna Data para buscar o pacote mais atual:

2° Passo – Reinicie os serviços do Protheus (appserver e dbacess), seja via Serviços do Windows ou via Monitor;

 

3° Passo – Acesse a opção de menu Base de Dados > Dicionario > Stored Procedure > (CFGX051)

4° Passo – Caso estejam instaladas, devemos desinstalar primeiro, selecionando a opção “Desinstalar” e a Procedure que deseja desinstalar

5° Passo – Após desinstalar as Procedures, faça uma cópia de segurança (backup) dos arquivos das Procedures existentes na pasta System (os arquivos vem com nomenclatura p12_01.sps, p12_02.sps, p12_03.sps, até a p12_24.sps).

6° Passo – Copie o novo pacote de Stored Procedures baixadas na pasta System;

7° Passo – Volte ao Configurador, no menu Base de Dados > Dicionario > Stored Procedure > (CFGX051) da mesma forma que o passo 3;

8° Passo – Escolha a opção “Instalação” e dê um Ok

9° Passo – Selecione a(s) Procedure(s) que irá instalar

10° Passo – Selecione a Empresa ou Grupo e confirme

 

11° Passo – As Procedures serão compiladas em seu Banco de Dados

 

12° Passo – Por fim, a mensagem de sucesso.

 

Com a conclusão deste guia, você deve agora estar familiarizado com o processo de instalação de Stored Procedures no Protheus. Ao seguir as etapas descritas, você pode criar e implementar Stored Procedures em seu sistema ERP para automatizar tarefas rotineiras e melhorar o desempenho geral do sistema.

Lembre-se de que as Stored Procedures são uma ferramenta poderosa para melhorar a eficiência e a produtividade do seu negócio, permitindo que você execute tarefas complexas com mais facilidade e rapidez. Ao aproveitar ao máximo essa funcionalidade do Protheus, você pode economizar tempo e esforço e garantir que seu sistema esteja operando com eficiência máxima.

Esperamos que este guia tenha sido útil para você e que você tenha sucesso na instalação de Stored Procedures no Protheus. Lembre-se de seguir as melhores práticas de segurança e testar cuidadosamente todas as Stored Procedures antes de implementá-las em seu sistema em produção.

 

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