Qual a diferença entre contas a pagar e contas a receber?

É essencial saber a diferença do conceito de contas a pagar e contas a receber, que costumam ser confundidos com bastante frequência.

Os dois fazem parte da estrutura básica de um sistema de gestão ou de uma planilha de gastos. Possuem o objetivo de calcular e prever o que acontecerá com o dinheiro da empresa no mês seguinte.

As contas a pagar se referem ao que a empresa deve a outras organizações, como a compra de mercadorias, taxas de aluguel, impostos, contas de água e luz, internet, etc.

Por outro lado, as contas a receber dizem respeito aos valores que a empresa receberá de outras organizações, como o resultado de vendas, apoio de investidores, etc.

O que o “assistente de contas a pagar e receber” faz?

Ele é o responsável por organizar e planejar todos os comprovantes de entrada e saída dos recursos de uma empresa.

Essa tarefa  requer dedicação e organização, pois é essencial classificar cada uma das contas e agendar os pagamentos e recebimentos de uma forma eficiente.

Enfim, o assistente também faz os lançamentos referentes às movimentações financeiras da sua empresa.

Geralmente, o profissional que exerce esta função é especializado em administração ou gestão financeira.

Essa atividade é essencial para a organização dos recursos da empresa e planejamento estratégico de seus futuros investimentos.

Daniele Brito

Daniele Brito

Growth Hacking e Marketing de Conteúdo em FBSOLUTIONS
Graduanda em superior de tecnologia em Marketing,
curiosa, extrovertida, sempre em busca de novos desafios. Atuei por 3 anos na área de vendas e merchandising e hoje me realizo como profissional da área de Marketing Digital.
Daniele Brito