Itens importantes na demonstração do fluxo de caixa

Já sabemos um pouco sobre como funciona o fluxo de caixa, vamos ver seu funcionamento na prática, para tanto vamos utilizar a planilha abaixo.

Na primeira coluna são apresentados os itens que representam as entradas e as saídas de recursos da empresa, nas colunas seguintes apresentamos a movimentação efetuada em cinco dias.

Note que existem duas colunas para cada dia, uma para os valores previstos e outra para os realizados, a segunda coluna referente aos valores realizados do dia somente será concluída no final de cada dia transcorrido.

Análises

Como pode ser observado não existe nada de complexo na planilha acima, embora a obtenção dos dados possa ser uma tarefa trabalhosa, pois exige outros controles adicionais. Agora que já temos um fluxo de caixa pronto podemos fazer algumas análises sobre a movimentação financeira acima apresentada. Assim, identificamos algumas situações que merecem atenção:

a) os valores previstos para vendas a vista não foram realizados uniformemente, isto é,em alguns casos as vendas a vista foram em valor menor do que o previsto;

b) os valores previstos para recebimento de duplicatas, foram recebidos foram inferior ao previstos;

c) no dia 4 houve um desembolso não previsto para despesas com combustível no valor de R$ 200,00;

d) o pró-labore de R$ 1.200,00 previsto foi pago no próprio dia 5, a empresa poderia ter efetuado esse pagamento em outro dia ou até mesmo por um valor menor, haja visto que nos mesmo dias seguintes estava previsto uma saída expressiva de recursos para pagamento de fornecedores, empréstimos, folha de pagamento e impostos, em seguida a falta de recursos culminando com o não pagamento dos empréstimo a menor no dia 5, penalizando a empresa pois o pagamento fora do prazo está sujeito a multa e juros.

Ref: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/fluxo-de-caixa,a8751947e93c9410VgnVCM2000003c74010aRCRD

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

Siga-me no Linked In
Fernando Bueno
Siga na rede