Já sabemos um pouco sobre como funciona o fluxo de caixa, vamos ver seu funcionamento na prática, para tanto vamos utilizar a planilha abaixo.
Na primeira coluna são apresentados os itens que representam as entradas e as saídas de recursos da empresa, nas colunas seguintes apresentamos a movimentação efetuada em cinco dias.
Note que existem duas colunas para cada dia, uma para os valores previstos e outra para os realizados, a segunda coluna referente aos valores realizados do dia somente será concluída no final de cada dia transcorrido.
Análises
Como pode ser observado não existe nada de complexo na planilha acima, embora a obtenção dos dados possa ser uma tarefa trabalhosa, pois exige outros controles adicionais. Agora que já temos um fluxo de caixa pronto podemos fazer algumas análises sobre a movimentação financeira acima apresentada. Assim, identificamos algumas situações que merecem atenção:
a) os valores previstos para vendas a vista não foram realizados uniformemente, isto é,em alguns casos as vendas a vista foram em valor menor do que o previsto;
b) os valores previstos para recebimento de duplicatas, foram recebidos foram inferior ao previstos;
c) no dia 4 houve um desembolso não previsto para despesas com combustível no valor de R$ 200,00;
d) o pró-labore de R$ 1.200,00 previsto foi pago no próprio dia 5, a empresa poderia ter efetuado esse pagamento em outro dia ou até mesmo por um valor menor, haja visto que nos mesmo dias seguintes estava previsto uma saída expressiva de recursos para pagamento de fornecedores, empréstimos, folha de pagamento e impostos, em seguida a falta de recursos culminando com o não pagamento dos empréstimo a menor no dia 5, penalizando a empresa pois o pagamento fora do prazo está sujeito a multa e juros.
Fernando Bueno
Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
Siga-me no Linked In
Últimos posts por Fernando Bueno (exibir todos)
- Indicadores Logísticos para Gestão de Transportadoras - 4 de dezembro de 2024
- O Papel Estratégico do Setor Logístico na Cadeia de Suprimentos - 20 de novembro de 2024
- Logística Reversa: Estratégia Sustentável e Lucrativa para Empresas - 20 de novembro de 2024