Função xFilial – Pra que serve?



Olá pessoal!

Dica simples, rápida, mas que faz uma diferença enorme na sua programação. A função xFilial serve para retornar a filial utilizada em determinada tabela posicionada.

Exemplo:

Veja a função Posicione abaixo:

POSICIONE(“SB1”,1,XFILIAL(“SB1″)+SB5->B5_COD,”B1_DESC”)

Por que utilizar dessa forma?

Imagine que todos os fontes que você tem, customizados, estão utilizando, ao invés de XFILIAL(“SB1″), usam “01” (Filial fixa)

Em um determinado momento, você queira compartilhar sua tabela de produtos entre todas as filiais.

Então você terá que percorrer todos os seus programas e alterar, ou fazer um IF etc.

com xFilial, a função obedece o compartilhamento da tabela, trazendo em branco, no caso de compartilhado, ou a filial logada, no caso de cadastro exclusivo.

Dica... Se você está precisando aprender rapidamente algum módulo do Protheus, não deixe de conferir os treinamentos disponíveis. Desde cursos mais técnicos para a área de TI, até cursos para pessoas que querem se aperfeiçoar nos processos.

São práticos e bem acessíveis. Confira agora!  ➡️ Super Treinamentos Protheus

Se tiver alguma dúvida, poste nos comentários.

Referência da xFilial no TDN

 

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
Fernando Bueno
Siga na rede

Conteúdo relacionado