Olá, tudo bem?
Com o avanço da tecnologia, o tracking de entregas (ou rastreamento de pedidos) se torna cada vez mais um diferencial na qualidade dos serviços das empresas. Oferecer um acompanhamento eficiente e em tempo real dos pedidos aos seus clientes não é mais uma opção, mas uma necessidade.
Permitir a consulta online do status de pedidos otimiza o tempo dos seus colaboradores na resolução de problemas, visto que elimina a necessidade de contato via telefone. Desse modo, você pode dedicar mais tempo à melhoria da qualidade dos seus produtos.
Confira a seguir mais algumas informações que fazem do tracking de entregas uma ferramenta muito importante para a melhoria do seu desempenho junto aos clientes.
1. Confiança e credibilidade junto ao cliente
Quando o seu cliente realiza uma compra online, existe da parte dele a expectativa de que o produto adquirido realmente será entregue dentro dos padrões de qualidade aceitáveis.
Entretanto, em se tratando da internet, ainda há muita desconfiança quanto à integridade de empresas que atuam por esse meio. Então, oferecer a possibilidade de rastrear seus pedidos em uma área restrita do site transmite maior credibilidade.
2.Tracking de entregas como forma de melhorar prazos
A logística, por ser uma etapa que depende de serviços de terceiros, nem sempre pode estar sob o seu controle. Por isso mesmo, buscar soluções que integrem o seu sistema com o do seu parceiro de entregas é uma ótima maneira de verificar se tudo está indo bem.
A integração viabiliza identificar pedidos que estejam atrasados ou que apresentem alguma incoerência nas entregas. Essas informações são primordiais para conseguir antecipar eventuais imprevistos e conquistar a confiança do seu consumidor.
3.Um sistema de monitoramento eficiente reduz custos
Ao possuir um controle de como são realizadas as entregas dos pedidos da sua empresa e identificar as rotas utilizadas por meio de sistema de GPS, você pode contribuir com sugestões para a melhoria de rotas. Isso auxilia na melhoria do tráfego e na redução de custos com combustível, influenciando diretamente no valor pago pelo frete.
Além do mais, entregas que contam com tracking possuem maior segurança, e isso é considerado um ponto positivo no momento de determinar a redução dos custos com o pagamento do seguro de mercadorias.
Outra informação relevante que pode ser extraída dessa experiência é a viabilidade de implantar centros de distribuição em pontos estratégicos geograficamente, de modo que estejam mais próximos das regiões onde há maior demanda pelos seus produtos. Essa ação permite que consolide os envios e monte operações logísticas mais inteligentes.
4.Otimização de processos e entrega de valor agregado
O gerenciamento responsável da entrega dos seus pedidos proporcionado pelo monitoramento eficiente é uma excelente forma de se diferenciar da concorrência. A maioria das empresas que vendem online enfrenta muitos problemas com prazos de entrega, e você pode usar isso a favor do seu negócio.
Tendo como premissa a excelente qualidade dos seus produtos, realizar entregas dentro do prazo e assistir os seus clientes quando algo sair do controle será muito bem-visto e agregará valor ao seu negócio no mercado. A melhor propaganda é a que é feita por clientes satisfeitos.
Investir em tecnologia integrada e capacitar os seus colaboradores para oferecer excelência em tracking de entregas é uma ação razoavelmente simples e de baixo custo. Saia na frente da concorrência e encante os seus clientes. Há um mercado inteiro de consumidores insatisfeitos que gostarão muito de adquirir produtos de uma empresa séria, que cumpre com seus prazos.
Se está disposto a controlar suas entregas de forma efetiva, podendo analisar como elas estão sendo feitas em tempo real direto do seu ERP, conheça nosso app 100% integrado ao ERP
Fernando Bueno
Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
Siga-me no Linked In
Últimos posts por Fernando Bueno (exibir todos)
- Indicadores Logísticos para Gestão de Transportadoras - 4 de dezembro de 2024
- O Papel Estratégico do Setor Logístico na Cadeia de Suprimentos - 20 de novembro de 2024
- Logística Reversa: Estratégia Sustentável e Lucrativa para Empresas - 20 de novembro de 2024