Como Cadastrar Verbas no Protheus

O cadastro de Verbas é um dos cadastros mais importantes para que sejam os cálculos de folha de pagamento, rescisões e férias no sistema. Sem ele, não será permitido nenhum cálculo no sistema, impossibilitando a utilização do módulo Gestão de Pessoal do Protheus. Nele são armazenados os códigos para pagamentos, descontos e bases de cálculo que serão gerados pelo sistema ou lançados manualmente. As verbas são utilizadas para demonstrar os pagamentos e descontos mensalmente nos diversos relatórios do sistema, bem como para atender às obrigações trabalhistas.

Desta forma basicamente, as verbas estão divididas em:

+ Um portal de clientes 100% integrado ao Protheus? Veja agora

+ Diversos Cursos Protheus em formato EAD pra você fazer de acordo com o seu ritmo!

  • Proventos – São verbas positivas, ou seja, verbas que serão pagas ao funcionário.
  • Descontos – São verbas negativas, ou seja, verbas que serão descontadas do funcionário.
  • Bases – São verbas compostas pela diferença entre as verbas de proventos e descontos, e tem como objetivo principal servir de referência para o cálculo de outras verbas, como por exemplo: INSS, FGTS, Imposto de Renda, etc.

Principais Campos:

  • Codigo (RV_COD): código da verba
  • Tipo do Cod (RV_TIPOCOD): tipo da verba (provento,desconto ou base)
  • Id.p/Calculo(RV_CODFOL): identificador de cálculo
  • INSS (RV_INSS): incidência de INSS
  • IR (RV_IR): incidência de IRFF
  • FGTS (RV_FGTS): incidência de FGTS
  • Ref.a Ferias (RV_REFFER): relacionamento ao processo de férias
  • Média Férias (RV_MEDFER): média de férias
  • Verba p.Diss.: informar o código da verba correspondente a ser utilizada no Dissídio Retroativo
  • Dissid.Ret.: Informar se a verba deverá ou não ser considerada no calculo do Dissídio Retroativo

Importante:

As verbas serão calculadas automaticamente pelo sistema, que as identificará através do campo “Id. Cálculo”, que cadastra o identificador de cálculo correspondente ao cadastro, sendo eles, efetivamente, que definem o que é a verba, ou seja, se é um pagamento, se um desconto etc.

Algumas verbas não possuem Id de Cálculo

As verbas aqui definidas, com identificadores, serão geradas pelo sistema através dos diversos cálculos disponíveis no ambiente Gestão de Pessoal (Adiantamento, Folha de Pagamento, Férias, Rescisão, 13º salário, etc.) e armazenadas em suas respectivas tabelas, sendo posteriormente, após o fechamento mensal, transportadas para a tabela de movimento anual (SRD), ou arquivo de fechamento no seguinte formato “RCeeaamm”.

Alguns identificadores são obrigatórios uma vez que o ambiente Gestão de Pessoal está preparado para atender a legislação (CLT*). Com isso, ao cadastrar uma verba para cada identificador a rotina de cálculo estará pronta para gerar os cálculos disponíveis no sistema, como: folha de pagamento, adiantamento, férias, rescisão e 13º salário, etc.

No entanto, de acordo com a necessidade, poderão ser criadas verbas não vinculadas a um identificador, como por exemplo verbas de horas extras. As verbas de horas extras são específicas para cada empresa, pois os percentuais podem variar de acordo com as regras da convenção coletiva do sindicato da categoria a que pertencem os funcionários.

Vamos então cadastrar uma verba de salário:

1.Acesse o menu

2.Clique em Incluir e preencha os dados na aba geral:

(Atente-se para os campos Id de Calculo, Percentual, Tipo do Cod.)

3.Verifique a aba “Incidências”:

4.Verifique a aba “Anuais”, para DIRF e RAIS:

5.Verifique a aba eSocial:

Estas são as abas principais. Mas verifique todos os campos necessários, ok?

Baixar em Boletim PDF

Espero ter ajudado.

Abs.

 

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
Fernando Bueno
Siga na rede

Conteúdo relacionado