15 Exemplos de Dashboard de Vendas18 minutos de leitura

15 Exemplos de dashboard de vendas

Hoje vamos ver como um dashboard de vendas é uma ferramenta que agrega dados de vendas e os formata em um formato gráfico esteticamente agradável e fácil de entender.

Um dashboard de vendas preciso, versátil e fácil de usar é fundamental para a capacidade de sua equipe de vendas de entender e aplicar os dados disponíveis para eles.

Neste artigo, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre como criar o seu próprio.

O que é um dashboard de vendas?

Um dashboard de vendas é uma representação visual de um determinado conjunto de dados de vendas:

Vendedores e gerentes de vendas coletam e confiam em grandes quantidades de dados para otimizar seus processos de vendas e fazer previsões de vendas precisas. O grande volume de dados disponíveis, no entanto, pode ser esmagador e difícil de digerir.

Software de dashboard de vendas

O melhor software de dashboard de vendas é capaz de fornecer atualizações em tempo real para praticamente qualquer conjunto de dados de vendas que você possa coletar. Esse nível de insight ajuda em várias atividades relacionadas a vendas:

Tomada de decisão sobre estratégias de vendas, metas de vendas e previsão. Monitoramento e controle de uma enorme variedade de KPIs de vendas, tudo em um local de fácil acesso.
Saber quais membros da sua organização de vendas precisam de coaching ou outra intervenção.

Os dashboard de vendas não apenas mostram uma ampla variedade de dados, mas muitos deles também oferecem a capacidade de personalizar seus gráficos. As equipes de vendas podem escolher entre a representação gráfica que melhor atende às necessidades de um conjunto de dados – itens como gráficos de pizza, gráficos de barras, gráficos de bolhas e gráficos de dispersão são recursos comuns da maioria dos dashboard de vendas.

Existem dezenas , se não centenas de software dashboard disponível para as organizações de vendas escolherem. Algumas empresas também optam por criar seus próprios usando o Excel ou outras plataformas de agregação de dados.

Por que você precisa de um dashboard de vendas?

Os profissionais de vendas de hoje dependem de grandes quantidades de dados de vendas para criar estratégias de vendas, analisar negócios e mover clientes em potencial pelo pipeline.

Na verdade, há tantos dados brutos que dar sentido a tudo isso pode se tornar um trabalho em tempo integral por si só.

Os dashboard de vendas facilitam o trabalho de reunir e analisar os fluxos de dados atualizados que ajudam os representantes de vendas a realizar seu trabalho com eficiência. Os painéis servem a muitos propósitos importantes, desde motivar representantes individuais em suas tarefas diárias até informar a estratégia de vendas geral.

1. Ajuda as equipes a tomar decisões informadas

Os dashboard de vendas são conhecidos por sua representação de dados fácil de entender. Eles também são adeptos de extrair dados de várias fontes e compilá-los em uma única interface simples.

2. Motiva os representantes individuais.

Os dashboard de vendas fornecem aos vendedores relatórios atualizados sobre suas atividades diárias e a eficiência com que estão usando seu tempo.

As informações corretas em um dashboard de vendas podem ajudar os representantes de vendas a ver exatamente quais de suas atividades diárias são mais essenciais para aumentar o pipeline e fechar negócios. Os painéis ajudam os representantes de vendas a melhorar sua produtividade e eficácia.

3. Contribui para a estratégia geral

Além de fornecer um resumo da atividade diária, os dashboard de vendas também oferecem aos profissionais de vendas uma ótima visão geral.

Uma visão panorâmica do desempenho de vendas permite que as equipes de vendas e marketing fortaleçam ou mudem suas estratégias gerais de vendas. Eles ajudam a organização a definir metas mais claras e tangíveis.

4. Melhora a responsabilidade e colaboração

Os dashboard de vendas criam uma cultura de transparência e definição de metas comuns.

Quando todos os departamentos podem ver os mesmos dados, isso melhora a colaboração e o alinhamento entre os departamentos. O departamento de marketing pode ver quais campanhas contribuem mais para o sucesso das vendas.

5. Aumenta o desempenho geral de vendas

Todos os benefícios que os painéis de vendas fornecem levam a um melhor desempenho geral de vendas.

Eles ajudam todos os participantes a otimizar o processo de vendas, fornecendo métricas de vendas e KPIs precisos e em tempo real sempre que a equipe precisar deles.

Quais métricas você deve incluir em um dashboard de vendas?

Uma das melhores coisas sobre dashboard de vendas é que existem possibilidades quase ilimitadas sobre que tipo de dados eles podem processar.

Eles podem mostrar dados de alto nível, dando representação gráfica a coisas como crescimento de receita, número de novos clientes ou taxa de ganhos.

Por outro lado, eles também podem se aprofundar em detalhes muito granulares, esclarecendo coisas como a duração de cada estágio do ciclo de vendas ou o tempo gasto em atividades de vendas versus atividades não relacionadas a vendas.

A forma como seu dashboard de vendas será exibido dependerá das necessidades específicas de sua empresa. Você também pode achar que precisa alternar entre vários tipos diferentes de dashboard. Aqui estão algumas das maneiras mais comuns que as equipes de vendas escolhem para usar seu software de dashboard.

Dashboard de desempenho de vendas

Esse tipo de representação geralmente mostra métricas de vendas abrangentes de alto nível. Você pode ver rapidamente qualquer combinação das seguintes métricas principais: receita total, margem de lucro, crescimento de vendas ou taxa de fechamento.

Dashboard de conversão de vendas

Com este dashboard, o gráfico mostra as diversas taxas de conversão de cada etapa do pipeline de vendas.

Ele também pode mostrar sua proporção de lead para conversão, leads convertidos, proporção de lead para oportunidade ou proporção de oportunidade para ganho. Essa visualização de dados ajuda os membros da equipe a entender exatamente qual estágio do processo pode precisar de ajustes.

Duração do Ciclo de Vendas

Este modelo de dashboard é bastante simples. Ele mostrará à sua equipe de vendas quanto tempo é o ciclo geral de vendas. Também pode descrever quanto tempo leva cada estágio individual do processo.

Placar de vendas

Um dashboard que apresenta o desempenho atual de sua equipe de vendas pode ser altamente motivador para seus representantes. Uma tabela de classificação de vendas descreverá como cada um de seus representantes se classifica em termos das métricas determinadas como mais impactantes para seu negócio específico.

Dashboard de desempenho do produto

Se sua empresa vende vários produtos, um dashboard de desempenho do produto é uma opção fantástica para sua equipe. Esse tipo de dashboard pode mostrar COGs por produto, receita por produto ou vendas de produtos por campanha.

Dashboard de atividades de vendas

Se a produtividade for um problema para sua equipe, um dashboard de atividades de vendas pode ajudar. Esses gráficos podem mostrar a quantidade de tempo gasto nas atividades diárias de vendas, como chamadas feitas, e-mails enviados, negócios fechados, demonstrações apresentadas e o número de acompanhamentos enviados.

Você também pode considerar a inclusão de fontes de dados para atividades médias por negócio único; essa métrica fornece uma referência de quanta interação os clientes geralmente precisam para comprar.

Outras métricas populares

Outras métricas populares que podem ou não se encaixar em qualquer uma das categorias acima são:

Leads por fonte.
Oportunidades fechadas.
Novos negócios x upsell.
Taxa de vitórias/perdas.
Lacunas do produto.
Oportunidades em aberto, atividades em aberto e/ou casos em aberto.
Oportunidades vencidas.
Vendas por data de fechamento.

Independentemente de quais métricas você optar por incluir em seu dashboard, tente não exagerar. O objetivo de um dashboard é tornar seus dados fáceis de ler e entender; se você o sobrecarregar com todos os KPIs sob o sol, isso pode anular o propósito. Lembre-se de que muitos softwares de dashboard oferecem uma variedade de gráficos e entradas de dados, portanto, não há problema em alternar entre eles conforme necessário.

Mais uma dica importante: torne seus dados acionáveis. Sua equipe de vendas deve ser capaz de examinar seu dashboard, coletar insights dos dados e estar pronta para fazer algo com eles – seja continuar com o que obviamente está funcionando ou identificar onde e o que precisa ser alterado.

Como criar um dashboard de vendas

Apesar do fato de que os dashboard de vendas são exclusivos para cada empresa, há um processo geral que sua equipe pode seguir para determinar como criar o seu próprio.

Você deve considerar o seguinte ao se preparar para avaliar suas várias opções de software/modelo:

O objetivo geral do seu dashboard
Quem verá o dashboard, como ele será usado e com que frequência as partes interessadas precisarão acessá-lo para atualizações
Suas preferências de formato — você quer um formato simplificado e minimalista ou um balcão único para suas necessidades de dados?
Quantos dados você precisa incluir
O período de tempo que você pretende representar

Com tudo isso em mente, as etapas básicas a seguir o ajudarão a chegar ao seu dashboard de vendas ideal.

1. Avalie suas metas de vendas

Seu dashboard de vendas deve ser uma ferramenta que mostra o quão perto você está de atingir suas metas de vendas.

Se você está preocupado com a produtividade de vendas, pode não fazer sentido criar um dashboard que mostre métricas de alto nível, como crescimento de receita ou taxa de ganhos – elas são um tanto irrelevantes até você descobrir onde o tempo da sua equipe de vendas está sendo gasto.

2. Considere as partes interessadas

Quem serão os principais usuários do dashboard? O gerenciamento de nível superior normalmente acessa dados de nível superior, enquanto os representantes de vendas e gerentes podem apreciar uma visão mais granular do processo e das especificidades do dia-a-dia.

Você também deve considerar o objetivo geral do dashboard – você o está usando para monitorar o progresso básico ou classificar e classificar seus representantes de vendas? Faça o dashboard trabalhar para você com base nas prioridades mais altas da sua empresa.

3. Escolha um provedor

Incluímos uma variedade de opções para fornecedores de software de dashboard nos exemplos abaixo. Há também vários modelos do Excel disponíveis gratuitamente ou por uma taxa nominal. Certifique-se de ter seus objetivos, propósitos e partes interessadas em mente ao avaliar suas diferentes opções.

4. Integrar com CRM

Aqui vem a parte divertida. Depois de selecionar seu software e treinar sua equipe nas especificidades, conecte-se ao seu CRM e deixe os dados se integrarem.

5. Crie seu relatório de vendas

Depois de vincular o dashboard ao CRM, extraia os relatórios específicos para mostrar os dados necessários.

Independentemente de seus usuários principais, o dashboard de vendas deve ser uma ferramenta para toda a equipe. Deve haver pelo menos algum nível de transparência sobre como foi escolhido e quais dados entram nele. Certifique-se de ter tempo para treinar sua equipe sobre como usar os vários recursos disponíveis para eles.

15 Exemplos de dashboard de vendas

Conforme prometido, aqui estão apenas alguns exemplos selecionados de dashboard de vendas com encaminhamento de dados bem organizados.

As empresas destacadas aqui também oferecem várias opções de painéis alternativos, e ainda há dezenas de outras empresas que podem oferecer o que você está procurando.

As possibilidades aqui são realmente infinitas, então não se contente com um dashboard que não capture exatamente o que você está procurando.

1. Desempenho do Produto de Vendas (Klipfolio)

Este dashboard do Klipfolio mostra várias métricas de desempenho para vários produtos diferentes. Também destaca a diferença entre vendas online e em loja física, bem como quais campanhas foram mais eficazes.

2. Duração do Ciclo de Vendas (DataPine)

Este gráfico do DataPine detalha as durações de cada estágio do ciclo de vendas. Não apenas isso, mas também detalha esses dados por representante de vendas.

3. Atividades de vendas (Yesware)

Visualize instantaneamente o que está funcionando em sua equipe com este dashboard Yesware + Salesforce. Esse dashboard ajuda você a visualizar e-mails, chamadas e atividades de calendário em sua equipe de vendas para que você possa ver como a atividade do representante leva a resultados.

4. Vendas por Métricas (Solucionador)

O próximo dashboard do Solver é um pouco mais de alto nível, mostrando uma variedade de métricas de “vendas por” – vendas por cliente, vendas por representante e vendas por produto – para que você possa ver os melhores desempenhos de cada categoria. Ele também usa um gráfico de linhas para mostrar a tendência geral de vendas.

5. Dashboard do representante de vendas (Cumul.io)

Este dashboard Cumul.io mostra desempenho de alto nível, dividido por representante. Ele detalha seus detalhes pessoais de pipeline, bem como o número de negócios abertos ainda em andamento.

6. Tabela de classificação de vendas (Klipfolio)

O dashboard do Klipfolio a seguir funciona como uma espécie de placar para os representantes de vendas. Ele destaca as métricas mais impactantes da empresa: novo MMR e novas contas.

7. Pipeline de vendas (Tableau Public)

O Tableau Public projetou este dashboard para detalhar as principais métricas do pipeline de vendas. A partir daqui, os representantes de vendas podem ver qual estágio é atualmente mais bem-sucedido e quais estão diminuindo o ciclo e podem precisar de atenção específica.

8. Vendas por Região (Qlik)

Este dashboard Qlik classifica seus dados por região geográfica. Ele também usa a tecnologia de mapa de calor para mostrar quais produtos têm melhor desempenho em diferentes regiões.

9. Visão geral do desempenho (Zoho)

O Zoho oferece um dashboard de visão geral de alto nível e bem simplificado. Ele oferece alguns gráficos simples, bem como pontos de dados importantes em formatos fáceis de ler.

10. Negócios em aberto (Salesforce)

Este dashboard do Salesforce mostra que negócios abertos podem funcionar como uma espécie de lista de tarefas. Isso também adiciona um pouco de motivação: se todos esses negócios abertos puderem ser fechados, a empresa gerará uma receita adicional de US$ 466 mil.

11. Tendências de vendas (Cumul.io)

Este dashboard colorido da Cumul.io mostra as tendências gerais e o progresso de sua equipe de vendas. É dividido mensalmente.

12. Vendas no varejo (iDashboards.com)

Aqui está um dashboard projetado para vendas no varejo por iDashboards, mas também pode ser ajustado para representar não varejo. Possui seções para vendas por local, vendas por departamento e vendas por hora de trabalho.

Um dashboard de vendas pode oferecer um ROI quase imediato em termos de tempo gasto na análise de dados. Se você ainda não está usando um, agora é um ótimo momento para começar.

13. Dashboard de KPI Individual (Geckoboard)

Algumas plataformas de software de dashboard de vendas permitem que os representantes de vendas criem seu próprio dashboard personalizado com base nas métricas que estão segmentando naquele mês ou trimestre. Este dashboard Geckoboard destaca as áreas que o “Representante de Desenvolvimento de Vendas Alex” está priorizando neste momento, como o tempo de resposta do lead e o número de acompanhamentos.

14. Dashboard de Vendas Mensal (Klipfolio)

Este dashboard de vendas do Klipfolio oferece aos usuários uma visão geral e detalhada do progresso das equipes naquele mês. Ele detalha coisas como o número de leads, número de vitórias, novo MMR e MMR da expansão do cliente atual.

15. Dashboard de desempenho de origem e palavra-chave (CallRail)

Este dashboard de vendas da CallRail mostra suas estratégias de geração de leads mais produtivas. É particularmente útil para equipes de marketing, que podem usá-lo para identificar quais de suas campanhas são mais consistentemente eficazes e mais lucrativas.

Dicas do dashboard de vendas

Com tantas opções diferentes de dashboard, às vezes pode haver confusão entre as equipes de vendas sobre a melhor forma de aproveitar essa ferramenta.

Aqui estão algumas dicas para ter em mente ao implementar seu software de dashboard de vendas.

Conheça seus objetivos

Os serviços de impacto são projetados para ajudar a sua equipe. Com colaboração, certificar-se de que suas equipes desenvolverão metas SMART, o que exatamente precisa se identificar para identificar como sua equipe concentrará o sucesso.

Essa estrutura de definição de metas deve ajudá-lo a determinar qual dashboard de vendas é mais analisado em qualquer momento.

Layout importa

A maioria dos painéis de vendas exibe muitos tipos diferentes de informações e deve conseguir fazê-lo de uma maneira que seja esteticamente agradável. Mas eles também devem ser funcionalmente agradáveis.

O layout do seu dashboard de vendas pode ter um impacto nas informações com as quais suas equipes interagem primeiro ou com a atenção mais cuidadosa. Em geral, tente colocar os tópicos mais importantes no canto superior esquerdo e mova da esquerda para a direita e de cima para baixo a partir daí. Os olhos das pessoas são treinados para receber informações da mesma forma que leem um livro, então organize seus dados de acordo.

Além disso, os dados gerais de alto nível ficam melhor na metade superior da tela; detalhes e insights do dia-a-dia funcionam melhor na parte inferior.

Ser consistente

Pode parecer complicado, mas tente manter suas fontes, títulos, cabeçalhos, estruturas de nomenclatura, etc. consistentes em todos os seus diferentes dashboard.

Os painéis de vendas normalmente destilam toneladas de informações em perfis de dados pequenos e muito fáceis de ler, portanto, quanto menos informações “novas” o cérebro tiver que considerar (pense em texto colorido ou fontes incomuns), melhor.

Vale a pena dedicar um tempo com suas equipes adjacentes à receita para chegar a um entendimento comum dos termos e marcos do departamento. O que, por exemplo, constitui uma “oportunidade” – é um lead simplesmente qualificado ou um que ouviu o tom completo? Aproveite o tempo para chegar a definições padronizadas de toda a sua terminologia pertinente.

Mantenha simples

Acima de tudo, mantenha seus painéis simples. Lembre-se de que os dados em si estão amplamente disponíveis na maioria das organizações de vendas – colocar o máximo possível em um dashboard não é o objetivo.

Na verdade, o Gartner estima que “dados ruins” – dados incorretos, ininteligíveis ou improdutivos – custam às empresas 30% de sua receita potencial.

Em caso de dúvida, mantenha os dashboard simples. Existem muitos layouts que mostrarão adequadamente cada tipo de dados; é melhor analisar alguns uns contra os outros em vez de tentar espremer muitas informações em uma única tela.

Modelos de dashboard de vendas

Embora a maioria das plataformas de software de dashboard de vendas ofereça uma infinidade de modelos pré-criados, muitas equipes encontram a necessidade de criar seus próprios modelos de dashboard para usar regularmente. Aqui estão alguns dos nossos favoritos.

Dashboard de previsão trimestral

Um dashboard de previsão trimestral oferece às equipes uma visão geral das várias oportunidades no pipeline. Esse modelo também deve posicionar o progresso atual em relação aos dados de previsão e usar a justaposição para identificar áreas de força e crescimento.

Esse dashboard é melhor usado ao criar e analisar previsões de vendas para avaliar o crescimento ano a ano (YoY). Eles são particularmente úteis para analistas de vendas.

Dashboard de pipeline de vendas

Um dashboard de pipeline de vendas ajuda os usuários a entender a integridade do pipeline de vendas. Você pode usá-lo para visualizar o progresso nos diferentes estágios do pipeline, avaliar o progresso em KPIs importantes e ter uma noção de sua cadência de vendas.

Pessoas de toda a equipe de vendas – executivos, gerentes, analistas e representantes – acharão este modelo de dashboard de vendas útil.

Dashboard de crescimento de vendas

Um dashboard de crescimento de vendas ajuda os gerentes de vendas a ver padrões ou tendências no desempenho de vendas de sua equipe. Esses insights podem ajudar a equipe a criar metas realistas e ambiciosas de crescimento.

Esses painéis podem filtrar o crescimento por vários fatores, incluindo o crescimento por região, segmento de mercado ou representante de vendas.

Atribuições de território de vendas

Um dashboard que se concentra nas atribuições de território de vendas ajuda os usuários a entender os vários KPIs que afetam o desempenho de vendas em um determinado território. Ele ajuda os gerentes de vendas a equilibrar as cargas de trabalho em seus diversos territórios.

 

 

 

 

 

 

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